NA ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Três dias de festa em Soutelo com o Arraial do Melão Casca de Carvalho!
Atualizado em 07/08/2019A Rota das Colheitas segue a todo o vapor e um dos destaques do próximo fim de semana vai para a freguesia de Soutelo, onde o célebre Melão Casca de Carvalho dá o mote para três dias de festa. De 9 a 11 de agosto, o Espaço Ténis, nas imediações da zona de lazer do Porto Carrero, recebe um genuíno arraial à boa moda do Minho. A organização garante “boa comida, bom vinho, muita música, alegria e diversão”. A música popular é garantida pelas atuações de Canários & Amigos e dos Tukanos, pelo encontro de folclore e pela reedição das marchas populares. O afterparty no sábado, com DJ Sá, e a Noite de Gerações no domingo, com os DJs Rui e Cirilo, aumentam a diversidade musical. O passeio de motorizadas Moto Melão e o passeio a cavalo completam o programa. Uma iniciativa consolidada que vai já na décima edição, organizada pela Junta de Freguesia de Soutelo, com o apoio de vários voluntários locais, e integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Uma programação rica e diversificada
Férias, calor, diversão… Em pleno mês de agosto, nada como um típico arraial minhoto para regressar às origens, promover o encontro de velhos amigos e proporcionar a soutelenses e visitantes momentos de lazer e convívio. Ao final da tarde de sexta (9 de agosto), a cozinha começa a preparar as iguarias tradicionais, com destaque para a sardinha assada e o porco no espeto. E assim continua até à noite de domingo. A azáfama é grande. A gastronomia é um dos grandes atrativos da festa e todos os anos ‘arrasta’ milhares de pessoas até ao recinto. No capítulo das sobremesas, o rei é o célebre Melão Casca de Carvalho, que dá o nome ao evento. Este fruto encontra no território soutelense terreno ideal para o cultivo, garantindo um sabor único e inconfundível que o torna muito procurado.
Depois de confortar o estômago, tempo para dançar ao som dos Tukanos, que sobem ao palco pelas 22h00 para contagiar o recinto com os ritmos da música tradicional. Mas a festa não fica por aqui. As marchas populares do Movimento Soutelo Activo, que fizeram furor em junho, regressam em força para dar um colorido especial ao serão. No dia seguinte, 10 de agosto, a gastronomia regional é o maior atrativo até às 22h00. A partir daí, as atenções voltam-se para o palco, onde vai atuar um dos maiores ícones da música popular do Minho. Augusto Canário & Amigos chegam a Soutelo com uma bagagem recheada de desgarradas, cantares ao desafio e muita animação para uma noite em cheio. Depois, a festa continua pela noite dentro com o After-Party do DJ Sá.
No domingo, 11 de agosto, há atividades de manhã, à tarde e à noite. Pelas 10h00, começam duas iniciativas que já ganharam raízes no evento. O passeio de motorizada vai levar os amantes das duas rodas a (re)descobrir a imensa beleza natural da região e o passeio a cavalo vai permitir aos apreciadores dos equídeos contactar de perto com estes belos animais. Depois de mais um almoço recheado de pratos da cozinha regional minhota, pelas 17h00, temos tradição em forma de música e animação. Que é como quem diz: folclore. O Rancho Folclórico de Lago e a AEC Rancho Folclórico da Vila de Prado sobem ao palco para cantar, dançar e animar a tarde. Depois do jantar, a partir das 22h00, a ‘pista’ é entregue aos DJs Rui e Cirilo. A Noite de Gerações – Remember 80’s, 90’s e 00’s promete fechar com chave de ouro a décima edição do Arraial do Melão Casca de Carvalho. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se prolonga até ao final de novembro com dezenas de iniciativas de valorização da cultura e da tradição, divulgação do território e dinamização da economia local.
Município de Vila Verde, 7.8.2019