NA ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Espetáculos culturais para todos os gostos nas Noites Temáticas do Pico de Regalados!
Atualizado em 29/07/2019Já falta pouco começar mais uma emocionante viagem à (re)descoberta da genuína tradição do Minho. A ampla programação turístico-cultural do Município de Vila Verde arranca já no primeiro fim de semana de agosto e estende-se até ao final de novembro com mais de 40 iniciativas inseridas Na Rota das Colheitas 2019.
As Noites Temáticas são um dos eventos que marcam o pontapé de saída da edição deste ano e regressam ao Pico de Regalados, a 2 e 3 de agosto, com um cartaz rico e diversificado. Dança, teatro, cante alentejano e folclore são as manifestações artísticas que vão pontuar num evento que promete fazer fervilhar de vida a emblemática praça central da vila.
A iniciativa é organizada pela Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós e pelo Rancho Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados (responsável pelo festival de folclore), com o apoio do Município de Vila Verde.
O centro urbano do Pico de Regalados vai fervilhar de vida
As atividades arrancam ao início do serão de sexta-feira, 02 de agosto, com um eletrizante espetáculo de dança. As coreografias bem ensaiadas pela conhecida escola Companhia de Dança 77 preparam-se para desfilar em palco um frenesim de cor, ritmo, alegria e movimento que vai contagiar a plateia. De seguida, tempo para mais uma arte performativa. Ao vivo e a cores, sem pausas ou repetições, os atores locais atuam olhos nos olhos com a plateia e preparam-se para mostrar que a ‘prata da casa’ tem muito valor durante o espetáculo de teatro.
A primeira noite termina ao som de música tradicional portuguesa que nos chega do Alentejo. Considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o cante alentejano vai ecoar no coração da Vila do Pico de Regalados e fechar com chave de ouro a primeira de duas Noites Temáticas. O dia seguinte, 03 de agosto, fica marcado pelo IV Festival de Folclore. Uma iniciativa de periodicidade bienal (acontece de dois em dois anos) organizada pelo Rancho Infantil e Juvenil da Vila do Pico de Regalados. Além do grupo anfitrião, subirão também ao palco o Rancho Infantil e Juvenil de Friestas Valença e o Rancho Folclórico União das Tradições para um autêntico hino à música e à cultura popular.
Tradição, inovação e cultura
Um misto de talento local com talento vindo de fora que pretende criar um programa diversificado e atrativo. “Procuramos divulgar o que de bom se faz na freguesia, 0 trabalho desenvolvido pelas coletividades locais, mas sem repetir espetáculos de ano para ano. Tanto quanto possível, procuramos também inovar com atividades que não são muito comuns na nossa região, como é o caso do espetáculo do Cante Alentejano”, afirmou o presidente da Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira.
O autarca não esconde a satisfação pelo sucesso das edições anteriores, que já colocaram o evento na agenda cultural da freguesia e da região. “Temos contado com a forte presença dos habitantes locais, mas também vem muita gente de fora”, assegura, explicando porquê. “Tentamos apresentar espetáculos culturais diversificados e com novidades de ano para ano, aumentando o leque de atividades ao dispor das pessoas. A localização também é um fator importante, o centro urbano da vila é muito bonito e muito agradável”, afirmou César Cerqueira. A estes predicados somam-se ainda o ambiente acolhedor e descontraído e a promoção realizada no âmbito da Rota das Colheitas para reunir todos os ingredientes necessários para uma receita de sucesso. César Cerqueira sublinha que o evento pretende também proporcionar aos habitantes locais momentos diferentes de lazer e cultura, bem-receber os emigrantes e promover a freguesia, acrescentando que a iniciativa também traz dividendos para o comércio local.
As Noites Temáticas da Vila do Pico de Regalados são uma das atividades que marcam o arranque da programação Na Rota das Colheitas 2019, do Município de Vila Verde. Uma odisseia pelas mil e uma maravilhas do mundo rural que, de agosto a novembro, vai colocar em evidência a riqueza da genuína cultura popular do Minho.
Município de Vila Verde, 29.7.2019