Município de Vila Verde distinguido como “Autarquia Familiarmente Responsável”
Atualizado em 20/11/2025

Políticas sociais reforçam apoio a novas gerações e a famílias e idosos mais vulneráveis
O Município de Vila Verde foi reconhecido como “Autarquia Familiarmente Responsável”, salientando as políticas sociais que estão a ser desenvolvidas no concelho, envolvendo diferentes gerações e agora com particular enfoque na juventude e nos mais novos. A distinção abrange o biénio 2025-2026.
Na avaliação do Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, sobressai o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo município de Vila Verde no âmbito da implementação de políticas e medidas de apoio à família nos mais variados domínios, como a educação, o apoio social, a saúde, a habitação, os transportes, o urbanismo e a cultura e recreio.
Em representação do município na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o vereador Manuel Lopes destacou o investimento estratégico da Câmara de Vila Verde na área social, tendo em vista “promover e valorizar a Família como célula base da sociedade e fator decisivo para a coesão social e um desenvolvimento sempre mais inclusivo e humanista”.
Manuel Lopes frisou que o desenvolvimento do programa “Street for Youth” em Vila Verde veio consolidar a intervenção social do Município junto das novas gerações, num projeto que envolve e mobiliza os jovens na discussão e planeamento de políticas para o desenvolvimento sustentado do território.
Como destacou o autarca – que esteve acompanhado pelo chefe da divisão municipal de Promoção Social, Adelino Machado -, a dinamização de atividades dirigidas para a Família em Vila Verde inclui a atribuição de bolsas de estudo, o apoio à renda, os concursos de talento, a atribuição de apoios à formação no desporto e da música, a promoção de ações de projetos de combate ao isolamento como o “Idade Maior” e os “Seniores Ativos”.
As iniciativas de apoio parental ou o sistema de incentivos à fixação dos jovens e das famílias no concelho constituem apenas alguns exemplos das áreas de intervenção da autarquia, onde o Gabinete para a Infância e Famílias assume um papel cada vez mais importante na dinamização social do concelho.
O GIF – que abrange a juventude – tem por missão base a promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens em Vila Verde, atuando quer no âmbito dos estabelecimentos escolares, quer ao nível associativo e espaços informais para a mobilização das novas gerações.
A distinção de Vila Verde como “Autarquia + Familiarmente Responsável” surge ainda em resultado da criação da função de Provedora para a Proteção dos Direitos da Criança e das Famílias, numa estratégia de intervenção social cada vez mais preventiva e estimuladora da inclusão e do desenvolvimento sustentado do concelho.
O Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas tem como objetivos primordiais acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.
