Município de Vila Verde avança com requalificação do estádio municipal
Atualizado em 06/08/2025



Renovação de relvado sintético e infraestruturas com financiamento do Norte2030-FEDER
O Estádio Municipal de Vila Verde está em obras, para a renovação integral do relvado sintético e requalificação de infraestruturas de rega e drenagem. A intervenção vai garantir melhores condições para a prática desportiva e acolhimento de jovens atletas e famílias.
Na visita técnica efetuada hoje à obra em curso, a presidente da Câmara Municipal de Vila Vede, Júlia Rodrigues Fernandes, dirigiu-se especialmente aos “muitos meninos e meninas que fazem da prática desportiva uma escola”, frisando ainda o “reconhecimento de mérito” ao staff do Vilaverdense FC e aos “treinadores que são sobretudo formadores”.
“Estamos a trabalhar para garantir mais uma infraestrutura moderna, capaz de assegurar melhores condições de formação e crescimento dos nossos jovens atletas”, assumiu Júlia Rodrigues Fernandes, acompanhada pelos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.
A presidente da Câmara enalteceu o trabalho feito pelos clubes ao nível da formação, onde crianças e jovens encontram um “complemento ao trabalho que se faz na escola e nas famílias, na promoção de valores como companheirismo, altruísmo e solidariedade, num espírito competitivo saudável”.
“O nosso objetivo é que este espaço contribua para que os nossos jovens sejam felizes e cresçam desenvolvendo as suas competências com sucesso”, vaticinou Júlia Rodrigues Fernandes.
Na cerimónia, que contou com a participação de jovens atletas, dirigentes, treinadores e outros colaboradores do Vilaverdense FC, o presidente da Junta da Freguesia de Via Verde e Barbudo, José Faria, elogiou o investimento do Município, para “uma obra há muito aguardada” e com “papel relevante como espaço de convívio para jovens e famílias”.
Numa manifestação igualmente de satisfação pela concretização da “velha aspiração”, o recém-eleito presidente do Vilaverdense FC, Vítor Silva, assumiu-se convicto de que a obra representa “uma marca de progresso e novas oportunidades” na missão desportiva e social do clube.
Com um custo estimado em cerca de 300 mil euros, o investimento é cofinanciado em 85% pelo NORTE2030 com verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A intervenção deverá estar concluída até setembro e prevê a substituição do relvado artificial, a melhoria da gestão das águas pluviais e a retirada de materiais impermeabilizantes, alinhando-se com os princípios do “Do No Significant Harm” (DNSH).
A requalificação do Estádio Municipal sintético insere-se num plano de investimentos com financiamento europeu para a melhoria das infraestruturas desportivas do concelho, onde se incluem ainda as requalificações do Campo de Jogos de Oleiros, do Polidesportivo de Carreiras S. Miguel e do Campo de Jogos da Ponte S. Vicente.
Em curso estão igualmente procedimentos para financiamento das requalificações dos pavilhões gimnodesportivos de Cervães e do Vade, dos campos de jogos de Cabanelas e do Faial-Prado, assim como para a requalificação e ampliação do edifício do Clube Náutico de Prado.