Município de Vila Verde apresenta novo albergue de animais
Atualizado em 25/11/2016“Este será um novo equipamento que permitirá receber com grande dignidade os animais abandonados em Vila Verde.” – António Vilela
O Município de Vila Verde vai avançar com a construção de um novo albergue de animais de forma a melhorar as condições para reabilitar os animais recolhidos do abandono. Numa empreitada orçada em 129.633,10€, o novo espaço permitirá a desmantelamento do atual canil, de forma a que toda a zona envolvente da antiga Adega Cooperativa seja alvo de uma revolução urbanística, dando lugar no futuro ao Parque Urbano da Vila.
O novo albergue de animais de Vila Verde terá uma área de mais de 1000 m2 e contemplará 49 jaulas duplas, 3 jaulas comunitárias, 3 jaulas de recreio, espaço de armazém, escritório/sala de reuniões, casas de banho, rede de águas pluviais e residuais, assim como rede de água pública. Este é um projeto com possibilidade de ampliação no futuro, privilegiando o bem-estar dos animais, sendo um espaço que o Município de Vila Verde pretende que seja acima de tudo pedagógico para prevenir o abandono de animais de companhia.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, afirmou que “com este novo equipamento conseguiremos criar um espaço digno para receber os animais de companhia que infelizmente são abandonados pelos seus donos e a breve prazo desmantelar o atual canil, que se encontra numa zona nobre do centro urbano de Vila Verde.”
O Dr. António Vilela aproveitou ainda para elogiar “o excelente trabalho desenvolvido pela Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente na proteção, tratamento e promoção da sua recuperação através de uma adoção responsável dos animais abandonados, faz com que este novo equipamento seja um presente para esta Associação bastante acarinhada pelos Vilaverdenses.”
O Presidente da Edilidade Vilaverdense aproveitou para reforçar a necessidade “de sensibilização da população para a prevenção do abandono dos animais de companhia. Por muito que aumentemos a capacidade do novo abrigo de animais, torna-se imperioso incutir uma atitude responsável e cívica aos proprietários, relembrando que o abandono de animais é considerado crime e deve ser reportado às entidades competentes.”