Município de Vila Verde apoia desporto jovem
Atualizado em 03/02/2022Aprovado subsídio às coletividades desportivas para equipamentos, inscrições e seguro dos atletas do desporto federado jovem
A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou hoje a atribuição de um subsídio às coletividades desportivas do concelho para aquisição de equipamentos e para o pagamento de inscrições e seguro dos atletas de diferentes escalões jovens.
A presidente do Município, Júlia Fernandes, salientou a necessidade acrescida do apoio à reativação do desporto federado jovem, depois da paralisação provocada pela pandemia Covid-19 e tendo em conta “a importância do desporto no processo de crescimento e desenvolvimento dos mais novos”.
“O desporto constitui um fator de inclusão e é fundamental para a ocupação dos tempos livres dos jovens e para o seu desenvolvimento pessoal”, justificou Júlia Fernandes.
A presidente da Câmara destaca a importância do desporto enquanto “escola de formação orientada por princípios éticos de justiça e solidariedade e de interiorização de valores como o esforço, o empenho e a persistência na busca de objetivos”.
Segundo refere a autarca, as coletividades desportivas evidenciam-se como “agentes e parceiros ativos incontornáveis no processo de desenvolvimento desportivo, cultural e recreativo, reforçando a nossa identidade social”.
As coletividades concelhias ligadas à prática desportiva federada, na época desportiva de 2021/2022, terão acesso a subsídio para aquisição de equipamentos desportivos (camisola, calções, meias e fatos de treino) e ainda para o pagamento das inscrições e respetivo seguro desportivo.
No caso específico do futebol, o apoio será concedido até ao limite de 23 atletas para os escalões Juniores, Juvenis e Iniciados e de 15 atletas para os escalões Infantis, Escolas, Pré-Escolas, Minis (Benjamins, Traquinas, Petizes, Escolinhas), efetuando-se a atribuição de um único equipamento por escalão.
Relativamente às outras modalidades serão pagas as inscrições e seguros desportivos e atribuídas as comparticipações dos equipamentos aos atletas de uma equipa por escalão.
Os equipamentos desportivos deverão conter, obrigatoriamente, as insígnias do Concelho, designadamente, o logótipo e a inscrição “Município de Vila Verde”, na frente ou nas costas da camisola e do fato de treino.
Outras deliberações
Na reunião de hoje do Executivo da Câmara de Vila Verde foi aprovada a designação dos representantes do município para integrar os conselhos gerais da Escola Secundária de Vila Verde e dos agrupamentos de Vila Verde, de Prado e de Moure e Ribeira do Neiva.
Foi igualmente deliberado aprovar o mapa de Turnos de Serviço das Farmácias do concelho, elaborado pela ARS Norte (Administração Regional de Saúde do Norte), para o ano 2022.
Juntamente com vários outros processos de licenciamento de obras particulares e intervenções urbanísticas, foram igualmente aprovados projetos relativos à ampliação e instalação de espaços comerciais, incluindo o projeto de arquitetura apresentado pela empresa Iberking Restauração SA para um novo espaço de restauração em Vila Verde.