Mais um Sarau de extrema qualidade dedicado a Sá de Miranda o “Poeta do Neiva”
Atualizado em 19/05/2018“É para Vila Verde e para a Ribeira do Neiva, um motivo de orgulho, saber que a obra deste grande homem, humanista, pensador e poeta, continua a ser estudada hoje em dia.”
Decorreu, ontem à noite, um memorável Sarau Cultural em homenagem ao “Poeta do Neiva”, Francisco Sá de Miranda, que viveu em Vila Verde mais de 20 anos e aí produziu a melhor e maior parte da sua obra literária.
O auditório do Centro de Artes e Cultura de Vila Verde encheu e o espetáculo foi iniciado por dois alunos da Academia de Música de Vila Verde, com um cortejo musical de boas vindas que cativou o público presente desde logo.
De seguida, alguns professores da Escola Secundária de Vila Verde representaram, talentosamente, as danças quinhentistas da época, onde até a Vereadora da Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes participou com alguma surpresa, mas com muita animação.
Este Sarau, representado por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, do Agrupamento de Escolas de Prado, do Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva, foi brindado por vários momentos teatrais, musicais e de belas poesias, que simbolizaram na perfeição alguns aspetos da vida de Sá de Miranda.
Além dos muitos espetadores, o espetáculo contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes, da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social Dr.ª Júlia Fernandes, do Presidente da Escola Secundária de Vila Verde, Prof. João Graça, dos Diretores dos agrupamentos de Escolas do Concelho e de outras entidades do Município de Vila Verde e das Escolas do Concelho, que fizeram questão de comparecer.
Depois de todas as brilhantes atuações terem terminado, Júlia Fernandes dirigiu-se ao palco para proferir algumas palavras, onde resumiu a história de Sá de Miranda em Vila Verde e salientou a importância da sua herança cultural que é, ainda hoje, estudada em Escolas e Universidades de alguns países:
“É para Vila Verde e para a Ribeira do Neiva, um motivo de orgulho, saber que a obra deste grande homem, humanista, pensador e poeta, continua a ser estudada hoje em dia. Todas as apresentações que alunos e professores fizeram aqui hoje, foram extremamente bem feitas”
O Sarau terminou com mais uma belíssima apresentação de canto e órgão, dos alunos da Academia de Música de Vila Verde, que interpretaram “O Bellissimi Capelli” de Andrea Falconieri.
No final, a sensação por parte de toda a organização de mais um Sarau em Honra do Poeta do Neiva, foi de dever cumprido e de motivação para se superarem no próximo ano.
Município de Vila Verde, 19-5-2018