LARGADAS DE INSETOS – Município de Vila Verde lança luta biológica de combate à vespa das galhas do castanheiro
Atualizado em 05/05/2017A Câmara Municipal de Vila Verde está a implementar uma luta biológica de combate à vespa das galhas do castanheiro através da concretização de um plano de largadas de insetos capazes de eliminar esta praga.
Esta tarde, teve lugar a primeira largada, na freguesia de Coucieiro, mas seguir-se-á um conjunto de outras iniciativas desta natureza, em diferentes pontos do concelho, com o objetivo de combater a praga que está a afetar fortemente uma atividade com considerável importância para a economia local.
Esta luta biológica consiste na largada dos parasitóides “torymus sinensis”, insetos que se alimentam das larvas que se encontram nas árvores e que, assim, contribuem para o extermínio da vespa.
Devido à importância que a produção de castanha alcançou na economia das zonas rurais concelhias e tendo em conta que o castanheiro tem um papel de relevo na conservação dos sistemas agroflorestais, a Câmara Municipal de Vila Verde aderiu ao BioVespa e pretende gerar uma forte mobilização de todos os interessados na luta biológica contra uma praga que, previsivelmente, nos próximos anos, se não for eficazmente travada, pode eliminar uma elevada percentagem de produção de castanha.
Esta iniciativa, que se revestirá também de um relevante caráter informativo, contou com a presença de Técnicos da Comissão Técnica para o Plano Nacional de Luta Contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, que prestarão explicações e esclarecimentos fundamentais para uma melhor compreensão do modus operandi e acerca da eficácia deste processo.
Dada a sua elevada taxa de reprodução e a sua grande capacidade de dispersão natural, rapidamente afetando as zonas vizinhas, esta praga revela-se muito perigosa em virtude dos danos causados na cultura, podendo atingir reduções de produção de castanha na ordem dos 80% se não existir uma mobilização geral no sentido da sua erradicação em tempo útil.