II Assembleia de Crianças e Jovens vai apresentar propostas para a inclusão, 18 de maio
Atualizado em 16/05/2016“Será Vila Verde um local inclusivo para todas as crianças e jovens?”, este é um dos desafios da II Assembleia de Crianças e Jovens de Vila Verde, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
O evento que decorrerá no dia 18 deste mês, pelas 14:30h, no Centro de Artes e Cultura, contará com a participação de cerca de 100 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, de Prado, de Moure e Ribeira do Neiva, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Escola Secundária de Vila Verde. Assim, crianças e jovens do jardim-de-infância ao ensino secundário, são convidados para expressarem os seus pontos de vista no âmbito da inclusão. Aguardam-se propostas criativas, em diversas áreas, tendo em vista a plena promoção do bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças, bem como a criação de condições favoráveis a um desenvolvimento saudável, através da estimulação dos valores democráticos e do incentivo ao espirito da cidadania.
Reconhece-se como fundamental que os jovens olhem à sua volta e descubram o que pode ser melhorado na sua freguesia ou zona de residência, identificando projetos ou iniciativas que possam trazer melhorias à comunidade no seu todo.
Existindo um défice de participação democrática na sociedade, acreditamos que é junto dos jovens que se tem de combater o desinteresse e a falta de vontade em participar nas decisões que influenciam o dia-a-dia e o futuro da população.