“Histórias Comidas; Eu Consigo!” – um livro especial, feito por gente muito especial
Atualizado em 04/02/2022“Histórias Comidas; Eu Consigo!” é uma obra feita por pessoas que “não sabem ler nem escrever palavras, mas que conseguem ler e escrever histórias”. É através de desenhos que as histórias são contadas no papel pelos utentes do complexo de Vila Verde da APPACDM, sob a orientação da professora Mi Maria Martins.
“Um livro especial, feito por gente muito especial”, definiu a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, na apresentação da obra, que marcou uma semana de atividades a propósito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalou a 3 de dezembro.
Júlia Fernandes salientou a capacidade de superação e a originalidade demonstrada pelos autores do livro, que deu ainda origem à Maria, uma boneca nascida das histórias do livro e que se ‘arrisca’ a ser adotada para mascote da APPACDM.
Enaltecendo o trabalho da instituição na valorização social e das competências de “pessoas diferentes e especiais”, a presidente da Câmara apontou a obra como “uma feliz concretização do projeto Cultura para Todos, com um papel determinante na construção de Vila Verde como um território sempre mais inclusivo”.
“É uma excelente promoção do livro e da leitura. Ler é para todos. Aqui, ninguém pode ficar para trás”, assumiu também o escritor Pedro Seromenho, que fez questão de confessar como ficou “apaixonado pelo livro, das histórias, das imagens e da poesia, escritas por gente que se percebe ter imensa fome de comer histórias”.
Emocionada com o reconhecimento público do trabalho dos utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência (APPACDM) de Braga, a professora Mi Maria Martins destacou a alegria e o sentimento de vitória que se percebe nos olhos e nos rostos das suas “meninas e meninos que não escondiam a frustração por não poderem ler, porque não sabiam”.
“Hoje, mesmo não sabendo ler letras ou frases, eles leem histórias e poemas”, partilhou a professora de educação visual, numa cerimónia em que o presidente da APPACDM Braga, António Melo, enalteceu a intervenção e permanente colaboração ativa do Município para o sucesso do trabalho da instituição e na construção de maior igualdade e justiça social.
O desenvolvimento do projeto “Cultura para Todos” assume um contributo determinante para a estratégia municipal de inclusão social, neste caso “por via da cultura, com recurso a práticas artísticas e culturais junto de pessoas com particulares dificuldades ou socialmente desfavorecidas”.
No livro “Histórias Comidas: Eu Consigo!”, Mi Maria Martins escreve no prefácio que “este livro se dirige a todos os que, sem terem acedido à aprendizagem formal da linguagem escrita, permanecem apaixonados pela leitura do mundo. Com ele alimentam-se expressões de alegria que brotam de um sentir ‘ser capaz de ler’ e contar uma história”.
O resultado dessa ‘conquista’ fica evidente logo na abertura da história do livro: “Os livros alimentam os olhos… e os olhos ficam magrinhos se não comerem histórias! Os olhos ficam muito pequeninos e até podem morrer. Os olhos da menina Maria são muito grandes e fortes, quando estão cansados passeiam nas folhas às cores e descansam nos desenhos pintados de figuras felizes!”
Município de Vila Verde, 6.12.2021