Futebol promove diversidade e interculturalidade em Vila Verde
Atualizado em 12/09/2023Torneio destinou-se a promover as competências interculturais de um grupo de crianças de minorias étnicas e jovens refugiados que residem em Vila Verde
O polidesportivo de Moure, em Vila Verde, acolheu este sábado um mini-torneio de futebol de 7, no âmbito de um projeto de inclusão e valorização social, assente na diversidade e multiculturalidade de jovens de diferentes origens.
A iniciativa teve como objetivo promover as competências interculturais de um grupo de crianças de minorias étnicas e jovens refugiados que residem em Vila Verde, tendo em vista desenhar uma campanha internacional em competências interculturais a partir das suas experiências.
A equipa vencedora teve como prémio um vale de 100 euros em compras na FNAC e os 2º e 3ºs classificados um vale de 25 euros cada, também, da FNAC. Os participantes receberam ainda um pin indicativo da sua presença no torneio. No final, um almoço foi mote para o convívio entre os atletas que permitiu trocar ideias e experiências entre todos.
O torneio resultou do projeto “NET-IDEA“, promovido pela Cooperativa RPCI e pelos Municípios de Braga, Santa Maria da Feira e Vila Verde, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Braga, no âmbito do projeto CigaGiro. Tem o apoio do Conselho da Europa, através do Programa ICC – Intercultural Cities Network.
O projeto foi concebido a partir dos contributos dos participantes do projeto Ciga Giro E8G e jovens do CAEMENA – ambos dinamizados pela delegação de Braga da Cruz Vermelha – que participaram num Bootcamp, nas férias da Páscoa, promovido pelo projeto ‘NetIDEA’, e dinamizado pela Rede Portuguesa das Cidades Interculturais e pelo Município de Vila Verde.
Esta iniciativa, assente na premissa de que os jovens são atores-chave e agentes de mudança na sensibilização e na promoção de sociedades interculturais nas cidades europeias, destinou-se a promover as competências interculturais de um grupo de crianças de minorias étnicas e jovens refugiados que residem em Vila Verde, e a desenhar uma campanha internacional em competências interculturais a partir das suas experiências.
Município de Vila Verde, 2023-09-09