FESTAS DE SANTO ANTÓNIO – Richie Campbell e Amor Electro são os nomes maiores de um cartaz rico e diversificado!
Atualizado em 24/05/2017A chama da tradição continua bem viva no concelho de Vila Verde, que se prepara para receber, de 09 a 13 de junho, as Festas Concelhias em Honra de Santo António. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, são esperados milhares de visitantes no concelho de Vila Verde durante as festividades, que se afiguram como uma montra privilegiada de promoção da cultura e do território. Uma combinação harmoniosa entre tradição e vanguarda, através de um programa que alia a etnografia e a tradição local aos ritmos da modernidade. Os nomes maiores do cartaz são artistas conceituados no panorama nacional e internacional da música. Amor Electro e Richie Campbell prometem arrastar consigo autênticas legiões de fãs e conquistar largos milhares de visitantes, que chegam ao coração do Minho para assistirem ao vivo e a título totalmente gratuito a dois espetáculos de grande qualidade.
Aos concertos juntam-se a dezenas de iniciativas de promoção, divulgação e celebração da tradição local, compondo um programa rico e diversificado, que vai certamente fazer as delícias de miúdos e graúdos, vilaverdenses e visitantes. O programa foi divulgado durante a manhã de hoje, 24 de maio, no salão de conferências dos Paços do Concelho. O presidente do Município de Vila Verde começou por sublinhar a impressionante dinâmica cultural e turística do concelho, que, atualmente, conta com uma programação abrangente e diversificada que garante a Vila Verde atividade e atratividade durante os 12 meses do ano. António Vilela frisou a aposta do município de incluir a tradição musical, cultural, religiosa e gastronómica em todos os eventos turísticos, encontrando no legado herdado pelos antepassados uma alavanca de desenvolvimento do território.
Dinâmica turística fez subir números de alojamento e restauração
“As diferentes iniciativas do programa permitem às instituições, associações e freguesias vilaverdenses divulgarem o seu potencial e promoverem as suas tradições e eventos. As festividades em Honra de Santo António são mais um dos vários momentos ao longo do ano em que se fala de Vila Verde pela positiva. É um investimento com retorno a curto-médio prazo, como se pode constatar pelo aumento de visitas, dormidas e refeições, alavancando setores como o alojamento, a restauração e o comércio em geral”, afirmou o edil, acrescentando que esta “é uma programação transversal às diversas faixas etárias, que vai atrair milhares de pessoas a Vila Verde”. António Vilela concluiu com uma palavra especial para as dezenas de entidades (associações, instituições, grupos desportivos, escolas, juntas e uniões de freguesia) pelo envolvimento empenhado, desenvolvendo trabalhos que ajudam a enriquecer o programa.
“Vila Verde começa a despertar muitas atenções pelo país e não só”
À vereadora da Cultura coube a apresentação da edição de 2017 das Antoninas vilaverdenses. Júlia Fernandes percorreu as diversas atividades de um “programa rico e extremamente diversificado, com iniciativas para todos os gostos”, enaltecendo o trabalho altruísta, abnegado e empenhado dos atores locais. A vereadora da Cultura não escondeu a satisfação pela recente distinção do território vilaverdensse a nível nacional. “Estamos também muito felizes pelo facto de o concelho de Vila Verde ter sido apontado pela Trivago como o sexto destino nacional mais pesquisado. As pesquisas dos utilizadores incidem principalmente nos setores de cultura e natureza, um sinal de que os eventos organizados são profícuos e trazem resultados expressivos, de que estamos no bom caminho e de que Vila Verde começa a despertar muitas atenções pelo país e não só”, referiu Júlia Fernandes, acrescentando que “o cartaz das festas em honra de Santo António cumpre também a função e atrair novos público e dinamizar a economia local”.
Tradição, cultura e muita animação!
O dia 09 fica marcado pela atuação dos Amor Electro, uma banda com pergaminhos nacionais e internacionais. No dia seguinte decorre a célebre corrida de cavalos, o Cortejo da Tradição e o Festival Folclórico Luso Espanhol, precedido de Missa Solene animada pelos ranchos participantes no festival. Destaque ainda para a competição de tiro ao prato e o Rally Paper da Bullire. No dia 11, nota de realce para o festival Folclórico Concelhio, o desfile e atuação das bandas filarmónicas de Aboim da Nóbrega e Vila Verde e o espetáculo musical da Academia de Música de Vila Verde com Miguel Oliveira, Isa de Castro, Rogério Braga e Zé Pedro Ribeiro.
Fechar com Chave de Ouro
Na segunda-feira, dia 12, a tarde começa com dois musicais (‘Palhaços’ e ‘Música no Coração’) e o serão traz consigo as rusgas e os cantares ao desafio, característicos da noite de Santo António. Para o último dia está reservado um dos momentos mais aguardados do programa, com o concerto de Richie Campbell, um artista conceituado que promete arrastar consigo um mar de gente para um espetáculo eletrizante. Destaque ainda para a Missa Solene em honra de Santo António, as Marchas Populares e a Mostra de Talentos. No mesmo dia, por volta da meia-noite, tem lugar a já famosa sessão de fogo-de-artifício. Em paralelo, decorrem diariamente duas iniciativas, o Festival da Febra, que coloca à disposição dos visitantes algumas das mais afamadas iguarias da gastronomia regional, e o After Party, com DJ e animação noite dentro na Praça de Santo António.