FESTA DAS COLHEITAS – Recriação fiel de uma tradicional desfolhada minhota e Verde Canto
Atualizado em 07/10/2016O grande destaque do terceiro dia da edição de 2016 da Festa das Colheitas, 06 de outubro, vai para uma atividade em que o genuíno pulsar do mundo rural se manifestou em toda a sua plenitude e fez o coração do Minho palpitar com mais intensidade. À recriação fiel de uma tradicional desfolhada minhota juntou-se a animação do Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega, numa iniciativa muito acarinhada pelo público.
A noite foi de música e alegria, já que no final da desfolhada subiu ao Palco das Colheitas o grupo Verde Canto, que espalhou pelo recinto o sublime perfume da música tradicional portuguesa. Durante o dia, uma lufada de ar fresco com a presença de centenas de alunos vilaverdenses que desenvolveram atividades lúdico pedagógicas relacionadas com a temática das colheitas.
Uma desfolhada à moda antiga
O serão trouxe consigo o esplendor do mundo rural em toda a sua plenitude, com uma recriação fiel das tradicionais desfolhadas minhotas organizada pela Associação de Folclore de Vila Verde. As canas chegaram à eira improvisada transportadas por um carro de bois, seguido por uma comitiva de homens e mulheres, miúdos e graúdos, que envergavam os trajes de outrora e faziam ecoar pelo recinto as alegres cantigas da música popular. Depois, já com as canas de milho espalhadas no chão da ‘eira’, começou a desfolhada propriamente dita. Os vereadores e o presidente do Município de Vila Verde não enjeitaram a oportunidade de entrar pela porta da frente da história da região minhota, arregaçaram as mangas e juntaram-se aos populares na tarefa de separar as espigas douradas das canas verdejantes. Não faltou alegria, diversão e muita música, já que a iniciativa foi animada pelo Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega.
O inebriante perfume da música tradicional portuguesa
A noite encerrou com um excelente espetáculo, em que o inebriante perfume da música tradicional portuguesa pôs o recinto a vibrar e a dançar do primeiro ao último tema. O Grupo Verde Canto desfilou em palco a qualidade e o carisma que lhe são reconhecidos, numa atuação que encantou vilaverdenses e visitantes.