Evocação do 516º aniversário da Descoberta do Brasil assinalado em Vila Verde
Atualizado em 22/04/2016No âmbito da evocação do 516º aniversário da Descoberta do Brasil, a Câmara Municipal de Vila Verde, a Escola Profissional Amar Terra Verde e a Sociedade dos Amigos da Marinha – SOAMAR Brasil em Portugal, assinaram hoje, 22 de abril, um protocolo de colaboração que visa fortalecer as relações entre Vila Verde e o Brasil.
A assinatura do protocolo teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde, seguindo-se a realização de uma sessão comemorativa do Dia dos Descobrimentos do Brasil, que contou na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, do Diretor da EPATV, Dr. João Luís Nogueira, do Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha, Dr. Artur Vitóriado, do Delegado da Região do Minho da SOAMAR Brasil, José, Dantas, e do vice-delegado da Região Minho da SOAMAR Brasil, José Pinto.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, referiu que «Este é mais que um protocolo de cooperação entre Vila Verde e o Brasil, pois o desafio que lanço é que seja mais um Protocolo de Colaboração que ajude a fortalecer as relações entre os dois países com ligações históricas profundas. As raízes históricas que ligam Vila Verde ao Brasil são muitas, como as casas e edifícios públicos históricos de relevo têm a marca dos portugueses emigrados no Brasil, e por isso a história não se apaga e nunca a devemos esquecer. São marcas que se perpetuam no futuro e que ajudarão a criar amarras ainda mais fortes nas relações entre os dois Países».
De referir que a SOAMAR BRASIL em Portugal, é associação sem fins lucrativos, com ligações ao mar e à água, dessa forma a EPATV vai colaborar com esta entidade através do desenvolvimento de quatro projectos ligados à temática, nomeadamente o Inquérito escolar sobre consumo de água e refrigerantes (2º ano do Curso de Saúde) e a promoção do consumo de água no ambiente escolar (curso de Restauração e Bar); a criação/construção de pranchas e canoas ecológicas (sustentabilidade ambiental com promoção de reciclagem de garrafas de plástico); a realização da 2ª Caminhada Ecológica, a 03 de Junho (18kms, até Monte de santa Helena e Praia Fluvial do Faial); e a construção do Painel “O Meu Ecossistema”.