Vila Verde recebe a Abertura regional do Ano Escutista

Atualizado em 22/09/2023
escuteiros

Esta atividade decorre no próximo dia 30 de setembro, no Município de Vila Verde

Provenientes de pontos diferentes da nossa Região, os escuteiros partem rumo à sua primeira atividade marcante no ano escutista 2023/2024. Os escuteiros dos nove núcleos (Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) vão viver uma oportunidade única nesta edição da ARAE – Abertura Regional do Ano Escutista.

No presente ano, esta atividade decorre no próximo dia 30 de setembro, no Município de Vila Verde.

A ARAE é uma atividade realizada anualmente, que congrega todos os escuteiros dos agrupamentos da Região de Braga, com o objetivo de celebrar o início de um novo ano escutista.

Neste início do segundo centenário do Corpo Nacional de Escutas, a organização quer perpetuar a mensagem que o Papa Francisco deixou aos jovens. “Queremos incentivar os nossos escuteiros a substituir os medos pelos sonhos. A arriscarem. A não terem medo. A aceitarem as suas fragilidades”.

Neste momento de comunhão entre todos os escuteiros da Região de Braga “vamos reavivar na nossa memória e coração esta mensagem, para que a mesma seja uma constante no nosso pensamento e ações, ao longo de todo o ano escutista, e daí em diante”.

É com este mote em mente que a Junta Regional de Braga, em colaboração com a Junta de Núcleo de Vila Verde e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde, vai organizar a ARAE 2023/2024, tendo estipulado um programa que irá incluir várias atividades e animação distribuídas por diversos pontos do município de Vila Verde.

Neste contexto, “as crianças e jovens escuteiros terão a oportunidade de aprender e conviver com membros de outros agrupamentos, e também com entidades culturais locais, difundindo os seus sorrisos genuínos e transportando pelas ruas os valores do Escutismo”.

Este evento será também transmitido online, através da conta de Facebook CNE – Região de Braga.

Programa:

11h00 Sessão protocolar no Salão Nobre da CM Vila Verde