O “Natal da Montanha” é o programa especial de animação que, de 19 a 21 de dezembro, ‘invade’ a aldeia de Gontinho, na união de freguesias da Ribeira do Neiva, e um dos pontos mais a norte do concelho que assinala a ‘fronteira’ entre o Baixo e o Alto Minho.
O “labirinto encantado de Hansel e Gretel”, a Casa do Pai Natal e o presépio ao vivo, assim como um encontro de coros, fazem parte do “cenário perfeito para viver e sentir o Natal” que a Casa do Povo da Ribeira do Neiva organiza, com o apoio da Junta da União de Freguesias do Município de Vila Verde e instituições locais.
O ‘comboio mágico’ para levar os visitantes pelas ruas muradas em granito e com os cenários natalícios, vai circular ao longo do fim-de-semana, levando os visitantes num trajeto de 800 metros no interior da aldeia do Gontinho.
O Natal na Montanha inclui um mercado de Natal, onde não faltam iguarias natalícias e produtos típicos locais. Do cardápio constam a broa caseira, chouriça assada, enchidos, queijos, bifanas, sopa do pote, cachorros quentes, pão com chouriço, pataniscas e castanhas assadas. Há ainda vinho quente, bagaço com mel, licores, cerveja artesanal, chocolates, doces e bolachas de Natal, chocolate quente, crepes, pipocas, algodão doce, farturas e waffles. A par dos artigos de artesanato, pode-se encontrar velas e sabonetes artesanais, remédios caseiros, arranjos natalícios e figuras de presépio.
O programa reserva ainda uma caminhada solidária, organizada pela Ribeitrail, com uma extensão de seis quilómetros e partida da Capela da Touceira. Realiza-se no dia 20 de dezembro, às 17h00. A inscrição custa 5 euros e dá direito a um gorro de Natal solidário. Recomenda-se que os participantes levem lanterna e roupa e calçado suplentes. O percurso é uma oportunidade para conhecer e contemplar a riqueza da envolvente natural da aldeia.