I Triatlo Cross de Prado

Atualizado em 22/04/2024
1º triatlo prado 2024 (1)
1º triatlo prado 2024 (2)
1º triatlo prado 2024 (3)
1º triatlo prado 2024 (4)

Praia do Faial recebe domingo I Triatlo Cross de Prado

A Vila de Prado recebe no próximo domingo o “I Triatlo Cross de Prado”, numa competição que vai decorrer na praia fluvial do Faial e áreas circundantes, junto à margem do rio Cávado. A prova inclui 750 metros de natação, 18 quilómetros de ciclismo BTT e 5 quilómetros de atletismo.

Trata-se da primeira prova do Desafio Norte de Triatlo, sob organização da Tribraga e da Câmara Municipal de Vila Verde, contando ainda com o apoio da Junta de Freguesia e do Clube Náutico de Prado.

Centrada no Faial, a prova estender-se-á à Ecovia do Cávado e passará também por caminhos agrícolas, parques e diversos arruamentos. A circulação estará devidamente sinalizada e sob acompanhamento de equipas de controlo.

A organização esclarece que a circulação em via pública obedece sempre o código da estrada e os atletas terão de assumir procedimentos cautelosos face a qualquer obstáculo de natureza imprevisível, como saídas inadvertidas de garagens ou caminhos.

A prova é constituída por 750 metros de natação no Rio Cávado, seguidos de 18 kms de ciclismo BTT na ecovia e caminhos agrícolas adjacentes, encerrando com 5 kms de atletismo nos parques envolventes ao Clube Náutico de Prado.

O Triatlo Cross de Prado é um evento de Triatlo para todos, enquadrado no conceito habitualmente designado de prova aberta e de acordo com a regulamentação respetiva (Lei n.º 5/2007), bem como as regras do Código da Estrada. É um evento desportivo com fins de ócio, turísticos ou culturais.

Haverá registo dos tempos e ordem de chegada, sendo que serão premiados os 3 primeiros atletas a chegar à meta, por escalão.