Exposição “Líquenes – A Beleza da Simbiose” na Casa do Conhecimento de Vila Verde

Atualizado em 07/12/2022
liquines

“ Juntos somos mais fortes e isto nós podemos aprender com a natureza”

Inaugurou-se, ontem, na Casa do Conhecimento de Vila Verde a exposição “Líquenes – a Beleza da Simbiose”, do STOL – Science Through Our Lives, da Universidade do Minho, que contou com a presença do Vereador do Ambiente, Desporto e Proteção Civil, Patrício Araújo, dos autores da exposição Adelino Pinheiro da Silva, Vera Oliveira e Alexandra Nobre, de professores e alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, da Escola Secundária de Vila Verde no âmbito dos Clube de Ciência Viva na Escola e do Clube Casa do Conhecimento e de técnicos e utentes da APPACDM.

Precedendo a inauguração, decorreu uma conversa moderada pelo coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça, sobre a conceção da exposição e do tema.

Adelino Pinheiro da Silva, autor das fotografias, deu revelo ao poder da observação aliado ao conhecimento, salientando que a perceção do indivíduo se modifica ao longo da vida por fatores vários. Deu nota do modo como capturou as imagens expostas e da necessidade de as partilhar, na medida em que o conhecimento só tem valor quando partilhado, sendo este o resultado entre o trabalho fotográfico elaborado e o STOL.

Alexandra Nobre, do STOL e professora do Departamento de Biologia da Universidade do Minho encadeou a conceção da exposição na temática, começando por distinguir musgo de líquenes, explicando como são constituídos, as suas características, as suas aplicações e algumas curiosidades.

A sessão continuou numa agradável troca de ideias entre os presentes, contando com a colaboração de Vera Oliveira, responsável pela componente informativa de Ciência da exposição, no âmbito do seu projeto de licenciatura em Biologia Aplicada.

Patrício Araújo, Vereador do Município de Vila Verde, dirigiu-se ao público solicitando que retivessem os ensinamentos transmitidos pela natureza, dizendo “por vezes olhamos para a natureza de forma displicente, somos negligentes e desrespeitosos com ela, mas é essencial mudarmos a forma de a olharmos e de ,a vermos. Nela encontramos muitas aprendizagens que devem ser transportadas para a nossa vida, como é o caso dos líquenes, que numa relação de simbiose um fungo e uma alga mantêm a sua sobrevivência, através da colaboração e proteção. Na natureza não há nenhuma relação entre duas espécies em que ambas sejam prejudicadas, isto só acontece mesmo nas relações humanas. Juntos somos mais fortes e isto nós podemos aprender com a natureza.”

Na exposição o grupo teve a oportunidade de apreciar fotografias, espécimes e modelos em croché de líquenes, a par de informação científica diversa.

A exposição estará patente ao público, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, até ao dia 23 de dezembro.

EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde

Escola Secundária de Vila Verde