ESCOLA BÁSICA DE MOURE E RIBEIRA DO NEIVA JÁ ENTROU NO ESPÍRITO QUINHENTISTA
Atualizado em 09/05/2019A tradicional Feirinha Quinhentista que decorreu, ao longo do dia de hoje, na Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, deu o pontapé de saída para o “Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde- Feira Quinhentista”, o evento bienal em nome do grande Poeta do Neiva.
Nesta primeira iniciativa do programa, não faltaram bancas com produtos locais e produtos de época, jogos medievais de tabuleiro, pessoas trajadas a rigor e muita animação.
A Feira Quinhentista promovida na Ribeira do Neiva contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, de pais, professores e alunos, tendo-se assumido como uma divertida jornada que levou os participantes a imergirem no período quinhentista que pairará sob Vila Verde durante todo o fim de semana.
A organização esteve, uma vez mais, a cargo do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e contou com a participação da EB,2,3 da Ribeira do Neiva, Jardins de Infância, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB2,3 da Ribeira do Neiva e a Casa do Povo da Ribeira do Neiva.
Esta iniciativa revela-se uma excelente forma de preservar a história da sociedade da época de Sá de Miranda, os seus usos e costumes e, ao mesmo tempo, promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território.
Para a Vereadora da Cultura, Drª Júlia Fernandes «Este tipo de iniciativas, para além do carácter lúdico e recreativo, incute nas nossas crianças os nossos costumes, a nossa cultura e as nossas tradições.»
PROGRAMA OFICIAL ARRANCA AMANHÃ ÀS 19H00
O programa arranca, oficialmente, amanhã, sexta feira, com a típica Ceia Quinhentista (Ronda pelas Tasquinhas e tendinhas), na Praça de Sto António.
Gastronomia tradicional de época, música de arribamonte, bailados, folguedos, poesia e até artes circenses darão o mote a este grande evento em nome de Sá de Miranda.
Não perca!
Município de Vila Verde, 9.5.2019