“Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago na 17ª sessão online da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, com dinamização de Pilar del Río
Atualizado em 11/03/2021“Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago é o livro proposto pela Casa do Conhecimento de Montalegre para a 17ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, a realizar no dia 17 de março, pelas 17h30 e que terá como convidada especial para dinamização do encontro Pilar del Río, da Fundação José Saramago.
FAÇA O SEU REGISTO DE PARTICIPAÇÃO EM https://bit.ly/CLeitores17
Sinopse do livro:
“Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira coletiva.
Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.” (Porto Editora)
José Saramago, nasceu a 16 de novembro de 1922, na Golegã, aldeia de Azinhaga e faleceu a 18 de junho de 2010, em Lanzarote.
Foi Prémio Nobel de Literatura, 1998. O seu legado literário é reconhecido internacionalmente, elevando a literatura portuguesa à escala mundial.
É autor de mais de 40 títulos como “Ensaio sobre a Cegueira”, “Memorial do Convento”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “Caim”, “Todos os Nomes”, “ O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “ A Viagem do Elefante”, “Claraboia”, “A Jangada de Pedra”, “Ensaio sobre a Lucidez”, entre muitos outros.
Em 2007 constitui a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente, com sede na Casa dos Bicos, em Lisboa, atualmente presidida por Pilar del Río.
A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa conjunta dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e das Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, de Boticas, de Montalegre, de Paredes de Coura e de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 11.3.2021