“Emprego e deficiência: desafios da atualidade” – É necessário a integração efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Atualizado em 30/11/2016Realizou-se ontem, 30 de novembro, o seminário sobre “Emprego e deficiência: desafios da atualidade”, naquele que foi o segundo dia da Semana da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa do CLDS-3G Vila Verde em parceria com a Rede Social de Vila Verde, a APPACDM de Braga – CAO de Vila Verde e o Município de Vila Verde. De salientar a colaboração dos alunos da Escola Secundária de Vila Verde na organização deste evento.
No seminário apresentaram-se comunicações de diferentes especialistas e técnicos envolvidos na área da empregabilidade de pessoas portadoras de deficiência, bem como testemunhos vivos de atores que relataram as suas experiências enquanto colaboradores de diferentes instituições.
Num primeiro momento e numa abordagem aos desafios na diferença, destacaram-se as intervenções da Prof. Doutora Ana Serrano (Instituto de Educação da Universidade do Minho) e da Dra. Olga Figueiredo (Centro de Educação e Formação Profissional Integrada).
Num segundo painel, foram abordados os desafios da empregabilidade com a presença da Dra. Isabel Oliveira (Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga) e da Dra. Zélia Marcos (Associação de Paralisia Cerebral do Porto).
O seminário terminou com a perspetiva dos atores, quer colaboradores, quer entidades empregadoras, sobre a integração efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Destacamos a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado e do Sr. José Manuel Ferreira (assistente/rececionista do A.E. de Prado), do Presidente da Casa do Povo do Pico de Regalados e a colaboradora da sua instituição Rosa Maria Sousa, bem como da Dra. Sandra Sendas (APPACDM de Braga – CAO de Gualtar).
O seminário foi uma oportunidade para a reflexão sobre a integração profissional das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Não obstante os testemunhos que espelham o sucesso de integração sócioprofissional de pessoas com deficiência, conclui-se que existem, ainda, desafios na diferença e ao nível da empregabilidade que têm ser superados.