DIA DA CRIANÇA – Presidente da Câmara acompanha visita de JI a exploração de pequenos frutos
Atualizado em 01/06/2017Os jardins de infância da União de freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, inserido nas atividades do Dia Mundial da Criança, visitam exploração de pequenos frutos.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, acompanhou, esta manhã, a visita de estudo dos jardins de infância da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, a uma exploração de pequenos frutos.
Esta atividade inseriu-se no âmbito de uma visita de estudo realizada pelos jardins-de-infância de Pico de Regalados e de Gondiães a uma importante unidade de produção destes pequenos frutos.
A crescente importância económica que o cultivo de pequenos frutos está a alcançar no território concelhio e o reconhecimento do elevado valor nutritivo dos mirtilos e dos seus congéneres contribui para que a Câmara Municipal de Vila Verde esteja atenta a esta nova dinâmica da economia local e tudo faça para incentivar e apoiar os agricultores e os empreendedores que decidem apostar neste setor emergente.
Numa altura em que o regresso à terra de jovens qualificados, que reconhecem as potencialidades da agricultura na sua vertente empresarial, é uma realidade em várias regiões de Portugal, esta tendência está também a verificar-se no território do concelho de Vila Verde através do surgimento e de desenvolvimento de projetos inovadores que conhecem já um sucesso assinalável, acrescentando valor à economia local e ajudando a criar novos postos de trabalho.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que, “iniciativas como esta visita de estudo dos jardins-de-infância de Picos de Regalados e de Gondiães, além do seu inegável valor pedagógico, são também uma forma muito interessante e profícua de transmitir às gerações mais novas o gosto pelas múltiplas atividades do mundo rural.”
O mesmo Edil frisa que, “em Vila Verde, a agricultura está a ganhar um novo ímpeto, através da concretização de projetos no âmbito da produção de pequenos frutos, como os mirtilos, que, embora exigentes em termos de trabalho e de metodologias e processos de produção, apresentam já resultados encorajadores para os investidores.”
O Dr. António Vilela aduz que “a ruralidade é uma marca indelével no território concelhio, sendo fundamental que as políticas governamentais criem efetivos incentivos e apoios indispensáveis para que os agricultores, nomeadamente as gerações mais jovens, se sintam acarinhados e vejam recompensados os esforços persistentes que estão a fazer no sentido da valorização e da sustentabilidade das atividades económicas do mundo rural.”