COMEMORAÇÃO DO DIA DA EUROPA NO MUNICÍPIO DE VILA VERDE
Atualizado em 09/05/2018O Município de Vila Verde aceitou o desafio proposto pelo CIED Minho, na qualidade de Centro de Informação Europe Direct, sedeado no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), para hastear a Bandeira da União Europeia, de forma a assinalar o Dia da Europa que se comemora hoje, dia 09 de maio.
Esta atividade visa chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas regiões e, motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.
Esteve presente na Cerimónia o Eurodeputado, Engenheiro José Manuel Fernandes, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, o Presidente da Escola Secundária de Vila Verde, Professor João Graça e a Diretora Pedagógica da EPATV, Professora Sandra Monteiro.
Para tornar a atividade mais dinâmica e educativa, participaram alunos e professores da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde, com alguns elementos alusivos à data, como bandeiras, t-shirts, cartazes e pinturas faciais de bandeiras europeias.
O Eurodeputado, Engº José Manuel Fernandes e o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr.António Vilela na companhia de uma das alunas da Escola Profissional Amar Terra Verde, procederam ao hastear da Bandeira da União Europeia, nos Paços do Concelho, enquanto que os restantes alunos foram largando balões azuis e amarelos para embelezar e simbolizar o momento.
Posteriormente as fotografias do hastear da Bandeira, assim como o texto, serão publicados no facebook do CIED Minho, permitindo retratar Concelho a Concelho e, toda a informação será sistematizada de forma a ser enviada à Comissão Europeia um “retrato” da região (com enfoque concelhio).
No final da cerimónia, os presentes dirigiram-se à Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde, para verem uma Exposição elaborada por alguns alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, constituída por Monumentos Europeus trabalhados à mão, incluindo alguns dos mais emblemáticos da nossa região.
Este tipo de atividades possuem um enorme caráter cultural e educativo e são de extremo valor para o reconhecimento das regiões de Portugal na Europa.
Além desta atividade, foi também proposto ao Município a elaboração de um texto com uma apresentação sumária do Concelho, contemplando evidências de cariz europeu, como por exemplo, a importância dos investimentos feitos com apoios financeiros da UE.
O texto realça a especificidade, diversidade e a riqueza do património cultural do Concelho de Vila Verde.
Segue o texto do Município de Vila Verde:
Situado em pleno coração do Minho, o Município de Vila Verde tem belas paisagens, um rico património construído e singulares tradições culturais, como os Lenços de Namorados. Apesar da sua feição rural, apresenta espaços urbanos atrativos. A implementação do PARU consubstancia uma aposta na melhoria do ambiente urbano, proporcionando a revitalização dos principais centros urbanos do concelho de Vila Verde. O desenvolvimento sustentável está também a ser potenciado pelo alargamento da rede de tratamento de águas residuais financiado pelo PO SEUR.
Os pavilhões gimnodesportivos de Cervães e do Vade, os polidesportivos, os estádios municipais, as praias fluviais e as piscinas de ar livre proporcionam o acesso a saudáveis estilos de vida.
Na sede do concelho, o Centro de Dinamização Artesanal, a Casa do Conhecimento, a Loja Interativa de Turismo, o Centro de Artes e Cultura e a Adega Cultural são os vértices de um pentágono impulsionador da economia e da cultura locais.
Município de Vila Verde, 9.5.2018