CASA DO CONHECIMENTO – Seminário Erasmus+: “Uma Bandeira na Escola” da Escola Secundária de Vila Verde permite alargar horizontes para além fronteiras
Atualizado em 14/10/2019Durante a tarde de 11 de outubro, a Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu o Seminário Erasmus+: Uma Bandeira na Escola uma iniciativa da Escola Secundária de Vila Verde e da Agência Nacional do Erasmus+ na área da formação e educação. O Seminário enquadra, ainda, a iniciativa europeia ErasmusDays, promovida durante três dias por toda a Europa e que visa a partilha e divulgação dos vários projetos de Erasmus desenvolvidos nos diferentes países.
A sessão de abertura foi da responsabilidade de João Graça, Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, referindo como excelente a participação em projetos de Erasmus tanto nos resultados obtidos como na experiência proporcionada a alunos e professores, constituindo um incentivo a experiências além fronteiras, que ajudam a quebrar as barreiras do medo, a procurar pelo desconhecido e a desenvolver um sentimento de pertença à escala mundial.
De seguida Manuel Lopes, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde dirigiu-se à vasta plateia reforçando a ideia de que os projetos Erasmus incentivam o espírito de uma escola dinâmica e aberta, permitem alargar horizontes para além fronteiras. Terminando com mensagem “Entendam o Mundo como a vossa casa e os outros como vossos semelhantes e assim conseguirão dar resposta a um mundo que nos desafia”.
De imediato, José Ismael Graça, coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde fez uma breve exposição , explicitando a importância da sinergia estabelecida entre a Casa do Conhecimento e os grupos Erasmus que a visitaram, que ascendeu os 400 visitantes, em três anos, oriundos de 13 países diferentes e para os quais se estruturaram programas especiais de visita.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação por parte de alunos e professores de quatro projetos de Erasmus+, desenvolvidos pela respetiva escola.
Município de Vila Verde, 14.10.2019