Casa do Conhecimento no VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Atualizado em 27/05/2017O Município de Vila Verde participou com a Casa do Conhecimento no VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu na Guarda, entre os dias 25 a 27 de maio.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes e o Coordenador da Casa do Conhecimento, Engº José Ismael Graça, representaram o Município de Vila Verde neste congresso e partilharam a experiência “À Descoberta da Casa do Conhecimento de Vila Verde”, integrada na temática Espaços Urbanos. A partilha desta experiência permitiu dar a conhecer a Casa do Conhecimento nas suas múltiplas vertentes, como um projeto de regeneração urbana orientado para a iliteracia digital, um projeto que esteve na origem da Rede de Casas do Conhecimento, um projeto que trabalha em parceria com as Escolas e Agrupamentos de Escolas de Vila Verde e que formou a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, em suma um projeto inovador e diferenciador que tem recebido elogios ímpares.
O Município de Vila Verde aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras, em setembro de 2013 e desde aí tem desenvolvido várias iniciativas e projetos enquadrados no seu âmbito. Um conceito de educação mais amplo permite não só dar resposta aos problemas operacionais da comunidade escolar, mas também englobar a sociedade civil nesse processo, possibilitando a todos aprendizagens múltiplas e diversas, adequadas às necessidades específicas de cada um.
Tendo o VII Congresso Nacional da Rede Territorial das Cidades Educadoras a designação de Identicidades, a apresentação desta experiência por parte da Casa do Conhecimento, permitiu revelar e partilhar com as restantes cidades educadoras, a identidade da Casa do Conhecimento e do Município de Vila Verde e a forma como se inspira nos princípios da Carta das Cidades Educadoras.
De referir que a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras da qual fazem parte 61 cidades/municípios, integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras que tem como membros 478 cidades, de 37 países de todos os continentes. Esta Rede Internacional tem como objetivo principal estabelecer permutas, cooperação e avanços no desenvolvimento e implementação de práticas inspiradas nos princípios da Carta das Cidades Educadoras.
Salienta-se, ainda, que uma Cidade Educadora assume o potencial das suas instituições, do seu património histórico-cultural, dos seus projetos, eventos e recursos, convertendo-os em potencial educativo para todos os seus habitantes. “O seu objetivo permanente será o de aprender a trocar, partilhar e por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.”(in,Carta das Cidades Educadoras)