Câmara Municipal, Juntas de Vila Verde e Barbudo e Moure tornam-se parceiros do programa “Viver a adolescência em família”
Atualizado em 15/01/2016A Câmara Municipal de Vila Verde, a União de Freguesias de Vila Verde e Barbudo e a Junta de Freguesia de Moure assinaram ontem, 14 de janeiro, na Escola Secundária de Vila Verde, um Termo Aditivo ao Protocolo de Colaboração entre a Universidade do Minho (IE-UM), a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJ de Vila Verde), destinado a promover atividades no âmbito da implementação e avaliação do Programa de Apoio Psicoeducativo para a Promoção da Convivência Familiar, designado “Viver a Adolescência em Família”, assinado a 23 de novembro de 2015.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes, o Presidente da União de Freguesias de Vila Verde e Barbudo, Sr. José Faria e o Presidente da Junta de Freguesia de Moure, Sr. José Lopes, assinaram a adenda ao protocolo para assim se constituírem como colaboradores estratégicos, no sentido de darem um apoio material e logístico à implementação do referido programa.
Para além da assinatura desta adenda, os promotores do projeto, a IE-UM, CPCJ de Vila Verde e a ESVV aproveitaram para apresentar o programa “Viver a Adolescência em Família”. Esta apresentação teve como objetivo dar a conhecer o programa e proceder à abertura das inscrições no mesmo.
O programa de apoio psidoeducativo para promover a convivência familiar “Viver a Adolescência em Família” insere-se num projeto de investigação-ação que resulta de uma parceria entre a Universidade de La Laguna e o Instituto de Educação da Universidade do Minho, sob a coordenação e supervisão científica da Professora Doutora Ana Almeida, do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial. Em Portugal, o projeto tem como objetivo primordial a difusão e implementação de programas direcionados às famílias visando a promoção da convivência familiar saudável e a prevenção das situações de crise e de risco psicossocial.
Presente na sessão, a Vereadora da Educação, Dra Júlia Fernandes, referiu que “se trata de um projeto extraordinário que pretende ajudar as famílias a encontrar estratégias eficazes para melhor lidar com as problemáticas da adolescência. Estão, pois, de parabéns as instituições envolvidas (Universidade do Minho, Escola Secundária de Vila Verde, CPCJ) que souberam unir esforços para implementar um programa que em muito contribuirá para ajudar as famílias a sentirem uma melhor preparação ao nível da capacitação e formação parental.”
Podem participar no “Viver a Adolescência em Família”, pais de adolescentes de todos os contextos socioculturais e económicos devendo os mesmos inscreverem-se no programa via online, no link http://goo.gl/forms/8l2DnPafxR ou por email programafamilia.vilaverde@gmail.com, ou presencialmente na ESVV (com a psicóloga Susana Gomes) ou na CPCJ (com a professora Beatriz Santos e a Psicóloga Rosália Peixoto).
Estes pais vão poder beneficiar, de forma gratuita, de um programa com uma sólida fundamentação teórica e evidência científica, cuja implementação será realizada por técnicas da CPCJ da Vila Verde e da ESVV com formação especializada no mesmo e será supervisionada pela Universidade do Minho. Assim, num período de uma vez por semana, durante 21 sessões, cada uma de 90 minutos, refletir-se-ão sobre vários temas do âmbito da adolescência, que o ajudarão a lidar melhor com esta etapa do desenvolvimento.
A primeira sessão “Viver a adolescência em família” vai realizar-se no dia 27 de janeiro, das 15h00 às 16h30m, na Escola Secundária de Vila Verde.