Câmara Municipal continua com a requalificação do centro urbano da Vila de Prado
Atualizado em 30/03/2017A Câmara Municipal de Vila Verde vai avançar com a empreitada de conclusão da requalificação urbanística do largo de S. Sebastião, na Vila de Prado.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Dr. Paulo Gomes, visitaram o largo de S. Sebastião, espaço central desta Vila que conheceu já um forte investimento em obras de regeneração urbana e que vai agora beneficiar das últimas intervenções para que fique concluída a concretização deste projeto que tem em vista a valorização funcional e espacial do largo e dos arruamentos que o confinam.
O largo de S. Sebastião é o centro cívico da Vila de Prado, porquanto ali se podem encontrar as suas principais valências funcionais e, na sua zona envolvente, se desenvolve um conjunto muito significativo de atividades económicas.
Por outro lado, este Largo é o maior vazio estruturado e arborizado da Vila de Prado, constituindo-se como um momento de abertura e de pausa na continuidade do tecido urbano existente, razões pelas quais é muito utilizado pela população residente e pelos visitantes, o que o torna bastante movimentado e vivido.
O investimento desta última fase da intervenção do Largo de S. Sebastião, que ascende a 212 418,14€, está integrado numa requalificação profunda do centro urbano da Vila de Prado, onde serão intervencionados o Largo Antunes Lima, a rua Costa Faria, o Largo Sousa Lima e a rua Antunes Lima, bem como zonas envolventes, para além duma rede estruturada de Ciclovias urbanas, obras, em que o valor de execução ascenderá a um investimento global acima dos 2.0 M€ e vai permitir que esta ampla zona central da Vila de Prado prime pela excelência do arranjo urbanístico, proporcionado espaços e equipamentos funcionais e de elevada qualidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “a conclusão desta importante obra de requalificação urbanística, na Vila de Prado, é a resposta a uma necessidade efetiva desta Vila que é hoje muito movimentada e que tem vindo a conhecer um forte dinamismo económico, nomeadamente ao nível do comércio e dos serviços”.
O Dr. António Vilela considera que “a requalificação deste amplo espaço inserido numa zona com uma importante atividade religiosa, cultural e lúdica é mais um passo decisivo no sentido da modernização dos centros urbanos concelhios, conferindo comodidade e funcionalidade aos espaços e equipamentos.”
Na ótica do Presidente do Executivo Municipal de Vila Verde “o elevado investimento que está a ser feito, no concelho de Vila Verde, na regeneração urbana, no alargamento da rede de saneamento básico e, numa fase seguinte, na requalificação das vias de comunicação, é fundamental para elevar a atratividade e a competitividade do território concelhio.”