Câmara de Vila Verde financia projetos de alunos para as escolas
Atualizado em 25/03/2026

Orçamento Participativo contempla 11 sugestões de crianças e jovens para investimento
Pelo “reforço do caminho contínuo e progressivo da excelência da educação no concelho”, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, assinou hoje um conjunto de protocolos com estabelecimentos de ensino e agrupamentos de escolas para o financiamento dos projetos apoiados pelo Orçamento Participativo do Município.
“Um ambiente saudável, de alegria e bem-estar na escola é crucial para a valorização das nossas crianças e dos nossos alunos, nos seus processos de aprendizagem e crescimento”, sublinhou Júlia Rodrigues Fernandes, enaltecendo a iniciativa de financiar a concretização de projetos dos alunos para as suas escolas.
O projeto “#Evolution Stations”, proposto por alunos da Escola Secundária, é a proposta contemplada com a verba mais avultada do Orçamento Participativo, que contemplou ainda escolas da Lage, Moure e Ribeira do Neiva, Vila de Prado, casa do Povo de Prado, Vila Verde e Santa Casa da Misericórdia.
“Mãos à obra” foi o repto dos responsáveis das instituições contempladas, que se comprometeram avançar rapidamente com as sugestões dos alunos, desde a renovação e ampliação de espaços de lazer a novas áreas de cultura e leitura.
Da Escola Secundária de Vila Verde, o curso profissional de Programação e Sistemas de Informação propôs a instalação de dois equipamentos: a Food Stations, uma máquina automática com água, sumos e bolachas secas; e a Power Station, um armário de carregamento seguro para dispositivos eletrónicos.
Total de11 propostas apoiadas
Com verbas entre os 500 e os cinco mil euros foram contempladas 11 propostas de investimento apresentadas por crianças e jovens alunos, na sequência de um processo de votação que envolveu mais de quatro mil jovens e crianças.
A turma do 1ºA da Escola Básica da Lage foi uma das distinguidas, pelo projeto “Recreio + animados” que visa a aquisição de um trampolim, uma mesa de matrecos e uma mesa de ping-pong, “para que os intervalos se tornem mais animados e criar momentos especiais entre todos”.
Da Misericórdia de Vila Verde e do Colégio D. João de Aboim vieram propostas para a ampliação de acervo da Biblioteca com Rodinhas e a criação de pequenos móveis com livros de literatura infantil nos diferentes pisos. “para que os alunos possam ler e ter livros perto sempre que pretenderem”.
A turma ‘Abelhinhas’ da Casa do Povo de Prado viu reconhecida a pretensão de aquisição de instrumentos musicais.
Já os alunos do 9ºC da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva conseguiram um prémio para o novo ponto de encontro “Bora lá descontrair”, inspirado em “espaços modernos, com mesas, cadeiras confortáveis e mais sombra”.
Do Agrupamento de Escolas de Prado, alunos do primeiro ciclo e das turmas dos 6ºB e 6ºD viram validadas as propostas de “Brincadeiras Criativas para Mentes Ativas” com recreio no espaço interior, aquisição de sofás e pufes para o Polivalente e material lúdico-pedagógico para os momentos de intervalo.
Com uma dotação de 25 mil euros, o Orçamento Participativo contempla categorias diferenciadas de eleição: para o pré-escolar e 1º ciclo público; para os jardins de infância e 1º ciclo do setor social e privado; para os agrupamentos escolares dos 2º e 3º ciclos; e para o ensino secundário e profissional.
