Câmara avança com o projeto de construção da Variante que liga a Vila de Prado ao Parque Industrial de Oleiros
Atualizado em 04/09/2019O Município de Vila Verde lançou no passado dia 22 de agosto, em diário da república, um procedimento de concurso público tendente à elaboração da solução de traçado e projeto de execução para a construção da estrada entre a rotunda da EN 201, na Vila de Prado e o Parque Industrial de Oleiros.
Esta variante, obra que há muito anos é reinvindicada junto do governo, como uma infraestrutura de crucial importância para o crescimento sustentado das áreas de acolhimento empresarial de Cervães, Oleiros, Cabanelas e Vila de Prado, e para a melhoria da mobilidade das próprias populações, o Município de Vila Verde, consciente da sua responsabilidade e ambição em continuar a alavancar o concelho para níveis de desenvolvimento, empregabilidade e qualidade de vida de excelência, optou por avançar com este projeto.
As áreas de acolhimento empresarial do concelho de Vila Verde têm vindo a adquirir uma crescente atratividade para investidores de diferentes setores industriais que criam riqueza e incrementam o emprego, consequentemente, a melhoria das acessibilidades, a par das medidas fiscais apelativas e da agilização de procedimentos revela-se determinante para continuar a impulsionar a economia local.
O procedimento concursal que está a decorrer corresponde ao primeiro troço de uma via estruturante, que o Município pretende que seja mais abrangente num futuro próximo, que contemplará a ligação a um nó da A3, na freguesia da Lama, no concelho de Barcelos. Este é também um desejo antigo do Município de Vila Verde e sobretudo da população do sul do concelho. Uma vez que o Município de Vila Verde substituirá o poder central em grande parte deste projeto abrangente, reinvindica pelo menos, que seja urgentemente assumida pelas entidades competentes a construção deste nó à A3. Vila Verde e o sul do concelho, com excelentes características para o acolheminto empresarial, não pode ver mais impugnada o seu desenvolvimento futuro.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que “o crescimento industrial, no concelho de Vila Verde e, neste caso concreto, nas áreas de acolhimento empresarial de Cervães, Oleiros, Cabanelas e Vila de Prado, é estratégico para promover a coesão territorial e para criar âncoras de desenvolvimento que alavanquem a competitividade da economia local e proporcionem oportunidades de trabalho aos Vilaverdenses. ”
Na ótica do mesmo Edil, “ a Variante de ligação da Vila de Prado ao Parque Industrial de Oleiros irá também concorrer para uma maior fluidez do trânsito nesta zona sul do concelho e potenciar a instalação de novas indústrias atraídas por este acesso moderno e funcional e pelas medidas de incentivo ao investimento que estão a ser implementadas pela Câmara Municipal de Vila Verde.”
António Vilela termina afirmando que, “o Município de Vila Verde não esquece que as estradas são estratégicos vasos comunicantes entre as freguesias e na ligação do município com o exterior. Conscientes deste desiderato, inseridas num projeto global de requalificação de diversias vias de comunicação do concelho, encontram-se já em fase avançada os procedimentos que permitirão a repavimentação de diversas estradas municipais, num investimento superior a 3 milhões de euros.”
Município de Vila Verde, 4.9.2019