Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela comemora 24º aniversário com a inauguração da exposição “Aquilino, um rosto, uma obra”
Atualizado em 16/12/2019No âmbito do 24.º aniversário da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, que se comemora hoje, 16 de dezembro, decorreu esta manhã a inauguração da exposição “Aquilino, um rosto, uma obra”, uma exposição comissariada por Luís Cabral, bibliotecário e antigo Diretor da Biblioteca Pública Municipal do Porto e pelo Pintor Manuel Casal Aguiar, pintor responsável pelos desenhos da mostra. A abertura da exposição contou ainda, com a participação do neto do escritor Aquilino Ribeiro Machado.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, presidiu à sessão e destacou «O novo projeto que está a ser desenvolvido para tornar a Biblioteca Prof. Machado Vilela numa biblioteca do Séc. XXI, trabalho que se destaca com o envolvimentos das crianças e jovens no âmbito da literatura, da cultura e das artes.»
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, também marcou presença nesta atividade a qual contou com a atuação dos alunos da Escola Secundária de Vila Verde, que dinamizaram uma peça de teatro com um texto de Aquilino Ribeiro. A Academia de Música de Vila Verde abrilhantou a cerimónia com um belo momento musical.
De referir que para complemento desta mostra a Câmara Municipal de Vila Verde editou um catálogo ilustrado, com textos de Júlia Rodrigues Fernandes, Luís Cabral, Aquilino Ribeiro Machado, Luísa Costa Gomes e Laura Castro, em que são tratados aspetos da vida e da obra de Aquilino Ribeiro, também ligado ao Minho , através de A Casa Grande de Romarigães: crónica romanceada (casa situada no concelho de Paredes de Coura) e de Dom Frei Bertolameu, biografia do Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires, recentemente canonizado, por quem o Escritor, aliás, tinha uma grande admiração.
Na mostra inaugurada hoje podem apreciar-se, até 23 de Janeiro, 20 desenhos de um conjunto de cinquenta trabalhos preparatórios de uma capa que o Pintor Manuela Casal Aguiar executou para a Bertrand em 1984, ficando assim patentes aspetos do processo de produção do desenho.
Para além dos desenhos, na exposição são também apresentados diversos exemplares de obras sobre Aquilino Ribeiro pertencentes à Biblioteca Municipal de Vila Verde e à Biblioteca Pública de Braga.
Entre as obras expostas destaca-se o romance Terras do Demo, cujo centenário este ano se celebra um pouco por todo o país. Merece também relevo o exemplar de Aldeia: Terra, Gente e Bichos, que pertenceu à biblioteca do Prof. Machado Vilela, patrono da Biblioteca.
Durante o período em que esta exposição está patente ao público, a Biblioteca terá à disposição do público um ponto de consulta e empréstimo de obras de Aquilino Ribeiro, tendo programado algumas atividades para crianças e jovens a partir de histórias do Autor e oficinas de desenho a partir do trabalho criativo do pintor Manuel Casal Aguiar.
Município de Vila Verde, 16.12.2019