Biblioteca e Aliança Artesanal deram a conhecer os serviços e os espaços aos alunos do 1º ciclo do Concelho de Vila Verde
Atualizado em 03/12/2015A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela de Vila Verde e o Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal, Espaço Namorar Portugal – promoveram, junto de todos os alunos das escolas do 1º ciclo do Concelho de Vila Verde, uma ação de divulgação e informação onde deram a conhecer os seus espaços e os seus serviços.
No âmbito desta ação, a Biblioteca Municipal preparou uma ação de informação intitulada “História do Livro”. Com esta atividade foi apresentado às crianças a história do livro e da escrita, destacando os vários métodos e suportes de escrita através dos milénios, vários tipos de bibliotecas e o sistema de escrita e leitura Braille. Desta forma, os alunos foram convidados a interagir com materiais que exemplificam o processo evolutivo da leitura e escrita ao longo dos tempos.
Segundo os responsáveis da Biblioteca Municipal “esta iniciativa teve muito sucesso juntos das crianças, pois elas sentiram muita curiosidade quando tomaram contacto com os elementos expostos. Expressões como “Isto parece mágico”, quando lhes foi feita uma demonstração do processo da imprensa de Gutenberg ; ou “Nunca vi tantos pontinhos…”. “Isto faz cócegas” quando encontraram um livro em Braille, “Parece um leão”,” Um monstro”, “Um aranhiço” perante um edifício de uma biblioteca americana; ou uma gargalhada sincera e de espanto quando viram imagens de “Biblioburros”.
Por seu turno, os professores revelaram agrado com a atividade, pois esta foi de encontro a alguma matéria que é ministrada em contexto de sala de aula.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.a Júlia Fernandes, referiu que “numa primeira fase trouxemos as crianças dos Jardins de Infância à biblioteca para lhes despertar o interesse pelos livros e pela leitura. Agora, chegou a vez dos alunos do 1º ciclo, onde o objetivo foi proporcionar-lhes experiências profundamente positivas de contacto com os livros e a escrita. Estas visitas têm-se revelado muito positivas e construtivas, pois os vários agentes envolvidos no processo educativo ficaram, também, a conhecer diretamente os vários serviços que a Biblioteca Municipal pode disponibilizar.”
“Além disso, aproveitamos ainda a visita para dar a conhecer a estes grupos de crianças e seus professores e professoras o Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal e o Espaço Namorar Portugal, privilegiando o contacto direto com as nossas tradições, o nosso artesanato, em especial os Lenços de Namorados e os vários produtos que se inspiram nos motivos destas verdadeiras obras de arte que são escritas de amor.” – acrescenta a vereadora Júlia Fernandes.
De referir, ainda, que no âmbito deste projeto o Município de Vila Verde faculta o transporte, gratuito, a todas as crianças.