Assembleia Municipal de Vila Verde aprova, por unanimidade, GOP e Orçamento para 2017
Atualizado em 29/11/2016As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2017, no montante global de € 31.210.482, mereceram a aprovação unânime da Assembleia Municipal de Vila Verde, em sessão ordinária deste órgão deliberativo que decorreu ontem, dia 28 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde.
Sob o signo de uma política fiscal e tributária ainda mais favorável para as famílias e para as empresas, a estratégia global da maioria social-democrata do Executivo Municipal de Vila Verde teve, assim, a aprovação de todas as formações político-partidárias com assento no plenário.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, não esconde a sua satisfação com o consenso gerado em torno das opções políticas que a sua equipa toma em prol do desenvolvimento harmonioso de Vila Verde e sustenta que “o grande objetivo destes documentos fundamentais para o planeamento do crescimento sustentado do Concelho é alavancar o investimento na economia local, apostar na permanente elevação da qualidade de vida dos Vilaverdenses e incrementar a atratividade e a competitividade do território concelhio.”
Na ótica do mesmo Edil, “é muito importante que os diferentes partidos políticos não se dispersem com questões acessórias e congreguem vontades e esforços no sentido de serem criadas todas as condições possíveis para aumentar o bem-estar das pessoas e para facilitar a captação de investimentos que ajudem a gerar mais riqueza e a criar postos de trabalho que fixem os jovens nas freguesias e atraiam novos residentes.”
Entre as grandes linhas orientadoras e de ação das GOP e do Orçamento para 2017, a Câmara Municipal de Vila Verde aponta no sentido da manutenção de uma situação financeira equilibrada, sem prejuízo da continuidade da aposta na realização de investimentos em setores nevrálgicos como a educação, a cultura, as vias de comunicação, a reabilitação urbana, o desporto e o lazer, assim como o alargamento e melhoria dos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento e a requalificação das zonas ribeirinhas.
A Câmara Municipal de Vila Verde aposta ainda na implementação de uma política fiscal a pensar no alívio dos orçamentos das famílias e das empresas, de apoio à juventude e de incentivo à natalidade.
A isenção do pagamento de licenças de construção para jovens com menos de 35 anos de idade; a ação social escolar, concretizada no apoio ao nível dos transportes, dos livros e das refeições escolares, e a atribuição de bolsas de estudo a alunos que frequentem o ensino superior destacam-se no conjunto de medidas de apoio às crianças e jovens do Concelho.
O Orçamento prevê um investimento de € 12.364.028 nas funções sociais, equivalente a 74,14% do bolo global, dirigido para setores como a educação, o ordenamento do território, o saneamento e o abastecimento de água, a ação social, a cultura, o desporto e o lazer.
O ordenamento do território será uma das áreas com um elevado investimento, assim como o saneamento, que traduzem para o Executivo Social-Democrata Vilaverdenses uma aposta prioritária na elevação da atratividade do território e na melhoria das condições de vida das famílias.
A atratividade e a competitividade económica do território vão também ser impulsionadas com o avanço de intervenções tendentes à modernização das acessibilidades e com um elevado investimento ao nível da reabilitação dos principais centros urbanos concelhios.
O enfoque colocar-se-á ainda na vertente ambiental, com a implementação de medidas integradas de preservação e valorização da floresta.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sublinha que “o Município vai continuar a privilegiar o máximo aproveitamento dos fundos do quadro comunitário Portugal 2020 e, em parceria com as Juntas de Freguesias, as associações e instituições concelhias, contando também com a capacidade empreendedora do mundo empresarial, vai ser possível dar continuidade aos esforços em ordem à contínua modernização do território concelhio.”
O Presidente da Câmara considera igualmente que “a aprovação unânime das GOP e do Orçamento para 2017 é sintomática de que a Câmara Municipal de Vila Verde está no rumo certo do crescimento e da sua afirmação do Concelho como uma terra de oportunidades que enfrenta os desafios de forma proativa e tendo unicamente em vista o bem-estar dos Vilaverdenses.”