Alunos da EB de Freiriz participam na “Oficina de Resíduos Eletrónicos” da Casa do Conhecimento
Atualizado em 09/03/2017A Casa do Conhecimento de Vila Verde promoveu, ontem, 8 de março, a atividade “Oficina de Resíduos Eletrónicos”, inserida no programa: Março, o Mês do Ambiente.
Os alunos da EB de Freiriz tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre “Resíduos Eletrónicos: o que lhes devemos fazer?”, proferida pelo Engº Adelino Silva que alertou para a importância de reciclar, nomeadamente os resíduos eletrónicos, especificando a forma como poluem, como são reciclados e que género de matérias-primas e produtos podem voltar a originar.
De seguida os alunos passaram para o Laboratório de Tecnologias CEI (Laboratório de Tecnologias Criativas, Educativas e Inclusivas), onde se encontrava a exposição “Resíduos com Eletrónica Criativa” e aqui experimentaram um conjunto de módulos interativos elaborados, em parceria com a Unidade de Sistemas de Informação e Modernização Administrativa, a partir de material destinado à reciclagem, aos quais foram adicionados componentes de eletrónica e alguma programação. Com base nestes materiais criaram-se sete módulos interativos que reagiam ao som e ao toque, designadamente a “Árvore Digital”, o “Eco Smile”, “Happy Bird”, “Cariclado”, “Bateria de Resíduos Orgânicos”, “Pega Monstros”, “Ecopontos Interativos” – que foram notoriamente do agrado de crianças e adultos.
A mensagem ambiental da importância e do dever de preservar o ambiente, começando pela atitude de reciclar e passando pela abordagem de premiar os comportamentos positivos, foi transmitida a este grupo de uma forma lúdica e pedagógica, num contexto informal de aprendizagem, como é objetivo da Casa do Conhecimento.
De referir que o Município de Vila Verde em colaboração com diversos organismos, juntas de freguesia e agrupamentos de escola está a organizar um conjunto de iniciativas alusivas ao tema “Março, o Mês do Ambiente”. São várias a atividades que estão a ser concretizadas, durante este mês de março, e que têm por objetivo alertar para a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente, promovendo junto da população a adoção de “atitudes verdes”.