Alargamento e melhoria da rede de saneamento – Moderna ETAR entra em funcionamento na Ribeira do Neiva
Atualizado em 20/02/2018O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e o Vogal Executivo da Administração da Águas do Noroeste, Eng. Manuel António Moras, visitaram, ontem, a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ribeira do Neiva.
A visita, que também contou com a presença do Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, e dos presidentes das juntas de freguesia da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Carlos Machado, e da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo, Manuel Rodrigues, destinou-se a acompanhar, in loco, o funcionamento deste moderno equipamento de tratamento de águas residuais que vem acrescentar eficiência e capacidade de resposta a um serviço de basilar importância para a qualidade de vida da população da zona da Ribeira do Neiva.
Com a entrada em funcionamento do emissário principal da Ribeira do Neiva e com este consequente reforço da capacidade e da eficácia no tratamento das águas residuais, tornou-se, assim, possível, desativar a ETAR da Milheirice, na freguesia de Azões.
As freguesias de Marrancos e Arcozelo deverão ainda, a breve trecho, passar a beneficiar da entrada em funcionamento do saneamento em baixa, mais um avanço significativo no processo em curso de alargamento da rede deste serviço básico ao maior número possível de lares concelhios.
Os presidentes das autarquias locais que acompanharam esta iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde manifestaram-se satisfeitos com este esforço que está a ser feito pelo Município de Vila Verde para acrescentar valor ao bem-estar da população da Ribeira do Neiva e realçaram também o contributo destes investimentos para a preservação e melhoria da qualidade ambiental.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, no local da visita, referiu que “a Ribeira do Neiva conta com uma ETAR moderna e funcional que garante elevados níveis de eficiência no tratamento de águas residuais, proporcionando uma considerável melhoria das condições de vida das pessoas, ao mesmo tempo que concorre, sobremaneira, para fazer com que a biodiversidade e particularmente a excelente qualidade das águas do rio Neiva sejam preservadas e potenciadas como fator de atratividade do território.”
O Dr. António Vilela relevou ainda que “o desenvolvimento sustentável do território de todo o concelho de Vila Verde é uma efetiva prioridade, concretizando-se com ações e investimentos como este que podemos testemunhar no terreno,” e assegurou que, “nos próximos dois anos, Vila Verde vai conhecer uma verdadeira revolução em matéria de forte aposta na construção de infraestruturas e equipamentos que vão fazer chegar à grande maioria das casas Vilaverdenses serviços de saneamento e de abastecimento de água ao nível do que de melhor existe no nosso país.”