A Casa do Conhecimento comemorou o Dia Mundial da Sociedade da Informação
Atualizado em 18/05/2017A sociedade e o ensino estão em permanente mudança e as tecnologias são uma das causas dessa transformação
A Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde, em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, comemorou a 17 de maio, o Dia Mundial da Sociedade da Informação, com o evento A Casa do Conhecimento: Ciência e Tecnologia, com um programa bastante diversificado.
No período da manhã, foi inaugurada, pela Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, a exposição Homo Numericus, da STOL – Science Through Our Lives, que estará patente ao público até ao dia 7 de junho, funcionando por marcações para grupos. Esta é uma exposição de carácter e abrangência multidisciplinar que pretende alertar para diferentes aspetos do ser humano, em que os números são o ponto de partida. Júlia Fernandes, saudou os alunos presentes e referiu que a “exposição é extremamente interessante, pois recorrendo a materiais simples, funcionais e manipuláveis é possível perceber algumas características específicas do ser humano e fazer com que os alunos aprendam através de formas lúdicas e até divertidas.” Na inauguração estiveram presentes alunos da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da EB2;3 Monsenhor Elísio Araújo, acompanhados pelos seus professores, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e alguns elementos da Direção.
No período da tarde decorreu o colóquio A Casa do Conhecimento: Ciência e Tecnologia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, dos Diretores e elementos da Direção dos Agrupamentos de Escola de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado, Vila Verde, Escola Profissional e Secundária , professores de escolas do concelho de Vila Verde e de Braga.
Na sessão de abertura, a Vereadora da Educação Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes fez uma breve apresentação da Casa do Conhecimento e do trabalho nela desenvolvido. Referiu a importância do trabalho realizado com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, das inúmeras atividades desenvolvidas em conjunto, agradecendo a todos os oradores a sua participação com temáticas pertinentes na área da ciência e tecnologia.
O evento prosseguiu com as comunicações “Ciência e Sociedade – O projeto STOL como mediador desta relação” de Alexandra Nobre, Coordenadora do STOL e professora no Departamento de Biologia/escola de Ciência/Universidade do Minho; “Os desafios da sociedade da informação. Caso prático – projeto Erasmus+ “Não ao Cyberbullying na escola” de Paulo Antunes, Adjunto no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva; “Partilhas e Desafios: Programação no 1º Ciclo e Robótica” de Lúcia Pinheiro, Professora do grupo de Informática do Agrupamento de Escolas de Prado; “Mobilidade na Educação: Percursos Georreferenciados” de João Graça, Subdiretor no Agrupamento de Escolas de Vila Verde; “Aprender a Voar” de António Cunha, Diretor do Curso Técnico de Multimédia na Escola Profissional Amar Terra Verde; “Ciência e Tecnologia na órbita da Casa do Conhecimento” de José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela encerrou o evento congratulando todos os oradores pelas suas comunicações. Referiu que a sociedade e o ensino estão em permanente mudança, sendo a internet e as tecnologias uma das causas dessa transformação. Mencionou que a sociedade depende em grande escala tanto das novas tecnologias como da internet e que os jovens são os maiores utilizadores. Evidenciou o papel fundamental da escola na mediação desta utilização, alertando para os riscos indevidos do seu uso e explicando as regras necessárias para uma utilização segura. Terminou referindo que o Município de Vila Verde e a Casa do Conhecimento estão disponíveis para várias iniciativas, nomeadamente com escolas, no acesso às novas tecnologias, combatendo assim a exclusão digital.
A Ciência e a Tecnologia são domínios específicos, com conceitos elaborados e com procedimentos difíceis de comunicar. Este evento pretendeu desmistificar essa ideia procurando comunicar a Ciência e a Tecnologia de forma lógica e acessível. Tanto a Ciência como a Tecnologia são essenciais para o entendimento do mundo atual e por isso os seus conhecimentos devem ser partilhados, evitando que se restrinjam apenas ao meio científico e tecnológico.