Município de Vila Verde lança incentivos a clientes de água e saneamento para adesão à fatura eletrónica e débito direto
Atualizado em 03/02/2026

Incentivo “Vila Verde + Amigo do Ambiente” representa benefício de 2 euros mensais em seis faturas
Com o objetivo de incentivar à utilização de meios digitais para pagamento dos serviços de abastecimento público de água, saneamento e gestão dos resíduos sólidos urbanos, a Câmara Municipal de Vila Verde decidiu atribuir descontos a quem aderir à fatura eletrónica e ao débito direto.
O incentivo “Vila Verde + Amigo do Ambiente” vai garantir um desconto de dois euros mensais, a repetir-se nas faturas dos seis primeiros meses após a adesão ou a aplicação do benefício aos consumidores que já tenham aderido, cumulativamente, às duas funcionalidades digitais. No total, cada aderente usufrui um benefício de 12 euros.
O vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Carlos Tiago Alves, revela que, atualmente, apenas uma ínfima percentagem dos atuais utilizadores (8,1%) tem fatura digital e débito direto ativo, o que – no seu entender – “representa um défice operacional com impacto direto na mão de obra disponível e uma pegada ambiental desnecessária”.
O autarca adianta que ao longo do ano continuarão a ser introduzidas “alterações na forma como o Município de Vila Verde se relaciona com os clientes dos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão dos resíduos sólidos urbanos”.
A impressão e a distribuição das faturas mensais passarão a ser efetuadas pelos CTT. Apesar de representar um acréscimo no custo associado ao serviço, a medida permitirá “responder ao anseio generalizado dos clientes e reorganizar os circuitos de leitura, bem como a verificação das condições de instalação e funcionamento técnico dos contadores”.
Carlos Tiago Alves avança ainda que vão começar a ser instalados os primeiros 1.000 contadores com telemetria, permitindo “uma leitura mais célere dos consumos de água, evitando a necessidades de leituras presenciais”.
“Esta medida vai proporcionar uma faturação mais precisa e transparente, assim como a deteção precoce de situações anómalas, como fugas ou até atos ilícitos”, explica o o vereador.
Neste momento, decorre o concurso para a criação de uma mascote oficial, no âmbito de uma campanha ambiental com o objetivo de promover a reciclagem e os comportamentos adequados na deposição de resíduos no concelho.
Em curso está também a ampliação da rede pública de água e saneamento e o consequente aumento do número de clientes.
Município de Vila Verde, 03.02.2026

