Município de Vila Verde apresenta Boletim Cultural dedicado à poesia do concelho
Atualizado em 12/12/2025
16 de dezembro | 21h00 | Salão Nobre dos Paços do Concelho
O Município de Vila Verde apresenta, na próxima terça-feira, uma nova edição do Boletim Cultural, que desta vez é dedicada à poesia, juntando mais de duas dezenas de autores, “do presente e do passado”, ligados ao concelho. A sessão está agendada para as 21h00. No salão nobre dos Paços do Concelho.
Nesta 20ª edição do Boletim Cultural de Vila Verde, sobressaem textos centrados em três datas especiais: o 25 de Novembro de 1975 na sequência da publicação dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, a comemoração dos 170 anos da criação do Concelho e o vigésimo aniversário do próprio Boletim.
“Com este número triplamente comemorativo, resolvemos dar voz à poesia (rimada, livre ou em prosa) aos autores das Terras de Vila Verde ou sobre as terras e gentes de Vila Verde”, refere o coordenador da publicação, Aurélio Oliveira.
Ao longo de duas décadas, o Boletim Cultural de Vila Verde tem reunido um vasto conjunto de estudos e textos de carácter histórico, literário e cultural sobre o concelho e as suas gentes.
Neste número dedicado aos poetas e à poesia de Vila Verde, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre várias personalidades ligadas ao território, destacando a sua expressão literária e o contributo para a identidade cultural local.
O coordenador acrescenta ainda: “Abrimos com alguns poetas do passado: Sá de Miranda (1481-1558); Manuel Machado, donatário das Terras de Entre Homem e Cávado e Comendador de Coucieiro, ‘familiar’ de Sá de Miranda; D. João de Castro (1871-1955); Fausto Feio (1920-1977); e, mais recentemente, o Dr. João Lobo (1951-2021), há pouco partido do nosso convívio”.
Entre os autores incluem-se ainda D. João Peres de Aboim (da Nóbrega), Visconde de Azevedo. Fausto Feio e Armindo Faria, a que se juntam Avelino Acácio, Ivone Apolinário, Jorge Sousa Braga, Mário Vilhena da Cunha, Serra Nevada, Maria do Céu Nogueira, Arnaldo Varela de Sousa, Salvador Sousa, Maria Adelina Vieira, Mota Leite. P.e Sousa Araújo, entre outros.
O Boletim Cultural de Vila Verde constitui um importante repositório de trabalhos de diversa índole, sobretudo histórica e literária. A publicação afirma-se como uma fonte de informação rica, multifacetada e indispensável para um estudo cada vez mais sistemático, integrado e abrangente das raízes, da memória e da identidade do concelho de Vila Verde e do povo vilaverdense.
