No cenário atual, em que a satisfação dos cidadãos assume um papel crucial no seio de todas as organizações, torna-se urgente a pesquisa de novos instrumentos de gestão. Neste sentido, e com vista à melhoria contínua, algumas entidades públicas decidiram implementar e certificar um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001. Esta norma permite uma gestão mais rigorosa e transparente de todos os processos da Organização, dado que exige um maior envolvimento da gestão de topo e de todos os stakeholders (munícipes, agentes económicos, instituições, trabalhadores, fornecedores, comunidade, entre outros).
Na região e no distrito, o Município de Vila Verde foi pioneiro nesta matéria, tendo sido das primeiras autarquias a iniciar um processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, em Abril de 2007 a LUSAENOR certificou algumas áreas, com especial impacto na qualidade de vida dos vilaverdenses: Atendimento ao Munícipe; Operações Urbanísticas; Águas e Saneamento (processos administrativos); Arquivo; Atividades Diversas; Recursos Humanos; e Qualidade. O esforço efetuado pela Autarquia, permite hoje prestar um Serviço com maior eficácia e eficiência aos seus Munícipes.
Em abril de 2010, alargou o seu Sistema de Gestão da Qualidade a novos Serviços, designadamente: Fiscalização e Vistorias, Biblioteca, Receção, Jurídico e Sistemas de Informação, passando o futuro pela certificação integral do Município.
Em março de 2025, procedeu a um novo alargamento, tendo sido incluídos no Sistema de Gestão da Qualidade os seguintes Serviços: Ação Social, Projetos e Obras, Compras, Ordenamento do Território e Manutenção de Edifícios (Biblioteca e Câmara Municipal).