7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL – O Município de Vila Verde vota no Pudim Abade de Priscos
Atualizado em 30/07/2019VOTE NO PUDIM ABADE DE PRISCO … A NOSSA MARAVILHA.
Ligue 760 107 131, até 15 de agosto
O Pudim Abade de prisco foi criado por um vilaverdense, o Padre Manoel Joaquim Machado Rebelo, talvez o mais famoso dos curas da Abadia de Priscos, nasceu no dia 29 de março de 1834, na Freguesia de Santa Maria de Turiz, Concelho de Vila Verde. Ali se encontra sepultado, tendo falecido no dia 24 de setembro de 1930 com a provecta idade de 96 anos.
Nasceu e passou a infância na Casa da Arca, em Turiz, antes de rumar ao Seminário de Braga. Arciprestado onde desenvolveu praticamente toda a sua atividade pastoral.
Nos últimos anos, porém, acolheu-se na Casa do Reguengo, na Freguesia de São Paio de Vila Verde, onde viria a falecer junto dos familiares.
O Abade de Priscos foi um dos mais importantes cozinheiros da época, tendo sido, por isso, apelidado de “Papa dos Cozinheiros”. A partir da cozinha e do passal de Priscos foi aprimorando os seus dotes de culinária, que humildemente apresentou em numerosos almoços, jantares e cerimónias de gala, organizados por algumas das principais figuras da região e não só: o P.e Manoel Joaquim ganhou também fama nacional, sendo até requisitado pela corte do Rei D. Luís para chefiar a cozinha em alguns banquetes régios. O que lhe valeu a atribuição por parte do Rei do título de Capelão Real.
Entre as suas principais criações gastronómicas está o famoso Pudim Abade de Priscos; mas foi também autor de outros pratos de renome, conforme se pode comprovar por alguns dos menus impressos e que chegaram até aos nossos dias.
Município de Vila Verde, 30.7.2019