Home » Trilho Eco-Lobo – Estação K – Eucaliptal (11/16)
Nesta estação, percorre-se uma área com plantações de uma árvore exótica destinada à produção florestal, o eucalipto (Eucalyptus globulus). Esta árvore, de crescimento rápido e originária da Austrália, tem atualmente uma presença marcante na paisagem do noroeste de Portugal, tendo sido introduzida no nosso país para fins de exploração florestal, principalmente para utilização na produção de pasta de papel e madeira.
O eucalipto adapta-se facilmente a diferentes solos e climas. Contudo, esta adaptabilidade e a sua proliferação tem vários impactos ambientais associados. Alguns dos aspetos negativos associados a esta espécie são o elevado consumo de água, a folhagem rica em óleos que contamina as linhas de água e o solo, a decomposição lenta das suas folhas que contribui também para a acidificação e secura do solo, tornando-o menos fértil para outras culturas, o elevado risco de incêndios e os reduzidos níveis de biodiversidade que lhe estão associados.
Nesta estação, e em outros pontos ao longo do trilho, existem pequenas áreas de eucalipto, algumas recentemente plantadas, e que apresentam uma reduzida diversidade de espécies florísticas e, consequentemente, deficientes condições de refúgio para a fauna, incluindo o lobo e as suas presas naturais (p.e. javali, corço e veado).
Se observar ao seu redor, poderá notar uma diferença óbvia na diversidade de fauna e flora, assim como nas condições de humidade e temperatura do ar, que existem entre as florestas para produção de eucalipto e os bosques naturais dominados por carvalho (ver Estação B – “Carvalhal”).
Saber mais: Mapa do Percurso e Projeto Trilho Eco-Lobo