Home » Trilho Eco-Lobo – Estação O – Abrigo sob penedo (15/16)
Nesta estação, encontramos um original abrigo pastoril construído sob um grande afloramento de granito com o suporte de pequenas paredes de pedra solta, demonstrando um excelente exemplo do engenho humano no aproveitamento sustentável dos recursos naturais.
Este abrigo, situado próximo da aldeia de Bezeguimbra, seria utilizado para vários fins, incluindo o armazenamento de alfaias e utensílios agrícolas, assim como a proteção de gado durante a noite, nomeadamente para ovinos, caprinos e vitelos. A sua presença era assim essencial para a proteção dos animais mais jovens do rebanho contra os ataques de lobo ou outros predadores.
Atualmente sem utilização frequente, constitui um inesperado polo de biodiversidade, albergando líquenes e musgos, e podendo ser abrigo de uma grande variedade de animais, incluindo aves como o rabirruivo (Phoenicurus ochruros) e a carriça (Troglodytes troglodytes), répteis como a lagartixa (Podarcis sp.) e o sardão (Lacerta lepida) e diversos insectos.
De costas para este abrigo, conseguimos observar na serra formações semelhantes conhecidas como “caos de blocos”, que consistem em aglomerados de blocos graníticos que conferem à paisagem um aspecto característico e imponente. Estes aglomerados de rochas formam pequenas cavernas e reentrâncias que frequentemente constituem um refúgio ou local de reprodução para os animais selvagens, como é o caso do lobo.
Saber mais: Mapa do Percurso e Projeto Trilho Eco-Lobo