XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho

Atualizado em 19/09/2022
RC Escariz S. Martinho

A rainha da arte da ornamentação dos altares com produtos do campo

Exaltação de costumes e tradições do mundo rural. É isto que a XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho oferece ao público com um programa recheado de atividades diversificadas e é conhecida como a rainha da arte da ornamentação dos altares com produtos do campo.

A iniciativa decorre no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de setembro, no Lugar da Igreja, em Escariz S. Martinho. Do cortejo etnográfico à música popular, passando pela gastronomia e pelas recriações de práticas ancestrais, entre outros, não faltam atrativos que fazem de Escariz S. Martinho um destino de eleição para quem procura experiências autênticas.

A XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho arranca, no sábado, por volta das 16h00, com o cortejo etnográfico e desfile de oferendas. A animação do cortejo fica entregue à música popular dos tocadores de concertinas e cavaquinhos. A seguir, começa o tradicional corte das canas de milho. Depois do trabalho, uma merenda no campo, broa, pataniscas e vinho para ajudar a recuperar forças. O primeiro dia do evento ainda conta a Grande Desfolhada (às 20.30h, no adro da igreja), uma recriação de uma prática típica da região. Segue-se a Festa da Concertina e Cantares ao Desafio, que começa às 21h e se prolonga pela noite dentro com muita alegria e diversão.

O domingo (25 de setembro) arranca com a Eucaristia em Ação de Graças pelas Colheitas, por volta das 9h00, transmitida na Rádio Voz do Neiva. Terminada a eucaristia, terá início a feira agrícola. Uma oportunidade única de sentir os cheiros e sabores do campo e de os levar consigo para casa. Às 16hoo haverá leilão de lotes de lenha. As celebrações da XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho terminam com as danças e os cantares típicos da região no Festival Folclórico, que terá início pelas 16h30. Durante os dois dias, os visitantes podem também apreciar a decoração da igreja paroquial que por esta altura é embelezada com arranjos coloridos criados com os produtos do campo.

Inserida na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a organização da iniciativa fica a cargo da paróquia e conta com o apoio da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho.

Município de Vila Verde, 2022-09-19

Font Resize