Festa do Caldo do Pote em Sabariz

Atualizado em 13/09/2022
caldo no pote

A Festa do Caldo do Pote, em Sabariz, está de regresso. Acontece já no próximo sábado. É um dos grandes eventos da Rota das Colheitas que percorre o concelho de Vila Verde.

Mais de 20 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, vão ser servidos, num espaço ao ar livre.

Os legumes da região e as carnes saborosas são os principais ingredientes dos caldos, que têm feito as delícias de milhares de pessoas que acorreram às edições anteriores do evento, iniciado em 2012. Organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, a Festa conta também com o apoio da Associação de Freguesias do Vale do Homem e do Município de Vila Verde.

Mais de 50 voluntários estão envolvidos nos trabalhos de preparação e nos serviços disponibilizados na festa. Além dos caldos do pote nas fogueiras a lenha, serão também servidas as já tradicionais pataniscas de bacalhau.

Mais de mil litros de diferentes caldos serão confecionados. O maior dos potes leva 100 litros. Na fila de fogueiras estarão ainda potes com capacidade para 80 litros, 60, 50 e 40 litros. Há ainda potes mais pequenos, com capacidade para 25, 20 e 16 litros.

A lista de caldos inclui: Caldo Verde, Caldo da Pedra, Repolho com Nispo de Vitela, Couve galega com tora, à Camponesa, de Ossobuco com Feijão Moleiro, de Feijão Verde, de Farinha, de Feijão meirinho com castanhas, de Nabos, de Bacalhau, de Javali, de Rabo de Boi, da Aldeia e à Lavrador, de Tomate, de Penca com Tora, de Repolho com Carne de Vaca, de Repolho com Carne de Porco, Enxido Suíço e também o Caldo de Galinha ou Canja.

O custo de entrada no recinto da Festa do Caldo do Pote é de cinco euros, o que dá direito à oferta de uma malga, uma colher e broa de milho, assim como acesso a todos os caldos disponíveis.

caldo no pote

Font Resize