Skip to main content

Biblioteca de Prado acolhe exposição “Momentos da Vila de Prado”

Atualizado em 19/09/2022
exposição

Biblioteca de Prado acolhe exposição “Momentos da Vila de Prado”

A Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima tem patente ao público a Exposição “”Momentos da Vila de Prado”, da autoria de João Gonçalves Pinto.

A mostra é composta por vários quadros alusivos a monumentos de património da Vila de Prado, feitos de vários materiais como arroz, pedaços de madeira, cartão, etc..

João Gonçalves Pinto

Nasceu em 27 de Julho de 1952, natural de Ruães, Braga. Casou e veio morar para a Vila de Prado, terra Natal da esposa e aqui reside desde então.

Autodidata e apaixonado desde os 5 anos pelas coisas da natureza e pelo que o rodeava, desde cedo começou a fazer quadras populares e tudo em volta do tema, começando pelo desenho e construção de objetos com aproveitamento de materiais, dando uns segunda utilidade.

Cresceu a ver a mãe fazer tapetes de Arraiolos e cedo lhe encantou os pormenores dos rabiscos e como ela preenchia os desenhos com as cores das lãs, começou a construir os seus próprios brinquedos como era habitual nas crianças da sua idade.

Há cerca de 10 anos, já reformado, a propósito das Festas das Colheitas da Vila de Prado, resolve fazer um quadro alusivo às colheitas, usando o que tinha lá por casa, como massas (de várias formas e feitios), arroz, pedaços de madeira, cartão, etc..

Depois, começou a realizar estes quadros como terapia ocupacional e nunca mais largou o gosto por estas “construções”, realizando em seguida o quadro da Igreja matriz da Vila de Prado, pela seguindo uma Custódia e outros monumentos de património da Vila de Prado.

Pelo meio, realizou outros de natureza livre e temática a pedido dos filhos ou amigos, mas a sua paixão é mesmo o bem estar que lhe proporciona a realização dos mesmos.

Já expôs na Biblioteca da EB 2,3 de Vila de Prado e falou com as turmas que a visitaram e até mesmo, já conseguir passar o gosto para um ou outro aluno que quando o encontraram na rua, lhe contam que agora também fazem quadros do mesmo género, para se ocuparem.

exposição "Momentos da Vila de Prado"

Font Resize