Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo acolheu a sessão solene do 44º aniversário da Revolução dos Cravos

“Manter viva a memória de abril é saber reconhecer e homenagear todos aqueles que fizeram com que a Revolução fosse possível”

Foi ao som da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, que o Presidente da Câmara, Dr. António Vilela, o Presidente da Assembleia, Dr. Carlos Arantes e o Presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria, hastearam as bandeiras, hoje, por volta das 9h00, na Praça do Município.

A Sessão Solene decorreu perto das 10h00, no Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo, e começou com a receção aos convidados pelo Rancho Folclórico de Prado de S. Miguel, pelo Rancho Infantil da Vila do Pico de Regalados e pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Pico de Regalados, seguida de uma apresentação de Karaté promovida pelo Núcleo Karaté Shotokan da Vila do Pico de Regalados.

A cerimónia prosseguiu com um dos momentos altos da Solenidade, o emotivo testemunho de um ex militante das Forças Armadas, Sr. José Mota e pela Srª Maria Gonçalves, acerca das memórias que guardam do que viveram no dia 25 de Abril de 1974.

A cerimónia continuou com a leitura de um texto dedicado à Revolução dos Cravos, proferido por Mariana Cardoso e Eduarda Tinoco, alunas do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo. Logo de seguida houve lugar à declamação de um poema sobre a Liberdade, entoado por Leonardo Silva, acompanhado ao piano por Joana Sousa, alunos da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo e da Academia de Música de Vila Verde, respetivamente. Por fim, teve lugar a atuação de uma dança de ballet de um grupo de crianças da Associação AMUTER.

No decorrer da Sessão, o Presidente da Junta de Freguesia de Prado S. Miguel, Rui Malheiro, e o Presidente da União de Freguesia do Pico de Regalados, Gondiães e Mós, Arqº César Cerqueira, deram as boas-vindas aos convidados e mostraram-se muito agradados por a sessão ter decorrido naquela localidade do concelho.

Também os representantes da Assembleia dos partidos CDU, CDS, PS e PDS, fizeram um discurso alusivo ao importante papel que o 25 de Abril teve para a conquista da liberdade e para a democracia em que hoje vivemos.

No final, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela e o Presidente da Assembleia, Dr. Carlos Arantes, frisaram nas suas intervenções o enorme valor deste dia para o país, assim como para o concelho de Vila Verde.

De acordo com o Dr. António Vilela “Manter viva a memória de abril é saber reconhecer e homenagear todos aqueles que fizeram com que a Revolução fosse possível”

A Sessão Solene terminou com a atuação da Escola de Música de Gondiães, com as emblemáticas canções “E Depois do Adeus” e “Lisboa, Menina e Moça” e com a apresentação dos alunos da Academia de Música de Vila Verde e Jardim de Infância de Pico de Regalados, com a canção “A Gaivota”, “Grândola e “hino Nacional”.

Com uma mão no peito e outra a segurar um cravo vermelho, todos os presentes acompanharam as crianças e cantaram o Hino Nacional “A Portuguesa”.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA