Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

FESTA DAS COLHEITAS – Alunos do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo recriam as profissões de “antigamente”

Os alunos do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo e do Agrupamento Escolar de Vila Verde promoveram durante a tarde de ontem, 6 de outubro, a 2ª edição da Mostra de Arte e Ofícios, no recinto da feira da Festa das Colheitas.

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver a recriação das vindimas e da desfolhada, bordados dos Lenços dos Namorados, conceção de cestas e a atuação de um rancho folclore, criado especialmente pelos alunos para esta atividade.

Segundo os professores, esta mostra foi preparada ao longo das últimas semanas e contou com a participação de cerca de 180 alunos.

Os herdeiros da tradição minhota

Durante a tarde, a força da tradição minhota ecoou no coração de Vila Verde e os mais novos voltaram a ser as grandes estrelas da ocasião. Trajados à moda antiga, dezenas de alunos do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo recriaram as vindimas, a desfolhada e os bordados dos Lenços de Namorados, entre outros, além da atuação de um grupo folclórico criado especialmente para a ocasião. Atividades que contribuem em larga escala para alcançar um dos objetivos da Festa das Colheitas, a preservação dos saberes ancestrais através da sua transmissão às gerações mais jovens. A RTP não deixou passar o momento em claro e esteve em Vila Verde a captar a essência da tradição minhota, que será emitida para todo o mundo pela televisão pública nacional.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA