Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

DOIS ALUNOS DE VILA VERDE APURADOS PARA A FINAL NACIONAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Realizou-se ontem, no Salão Nobre dos Paços da Câmara Municipal de Vila Verde, a Fase Intermunicipal do Cávado da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela de Vila Verde foi responsável pela organização da Fase Interconcelhia do Cávado do CNL, que se realizou, nos dias 21 e 22 de abril. Ao longo destes dois dias, 96 crianças e adolescentes dos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde prestaram provas escritas (dia 21 de abril) sobre os livros escolhidos para esta fase do CNL regional e os 20 vencedores, 5 por cada ciclo de ensino, demonstraram os seus dotes de argumentação e leitura em voz alta nas provas de palco que decorreram ontem (dia 22 de abril) via online, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde, tendo sido apurados dois concorrentes por cada ciclo de ensino. Os vencedores irão representar a região do Cávado na Final Nacional do CNL, que decorre em Oeiras, a 5 de junho.

A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, esteve presente na sessão e referiu que "É, sem dúvida, muito importante, fomentarmos nas nossas crianças, desde tenra infância, o gosto pelo livro e pela leitura. Estes concursos nas nossas escolas, que envolvem os nossos Agrupamentos, são extremamente importantes nesse sentido".

Todos os alunos que gostam de ler e se envolvem no concurso: quando chegam à fase intermunicipal, já enfrentaram uma fase escolar e outra concelhia do concurso, cada uma mais complexa e difícil do que a anterior. Neste dois dias, mostraram em público o que pensaram e sentiram quando leram as obras que os membros da organização escolheram para este ano: “O rapaz da biclicleta azul”, de Álvaro Magalhães (1.º ciclo), “Orlando e o tambor mágico”, de Alexandra Lucas Coelho (2.º ciclo), “Momentos de aqui”, de Ondjaki e “Zahra”, a obra em que o jovem médico bracarense Tomás Sopas Bandeira chama a atenção para a tragédia vivida pelo povo Saharaui.

O júri foi constituído por Tomás Sopas Bandeira, Adelina Moura, colaboradora do Plano Nacional de Leitura para a área das tecnologias educativas e Maria João Sampaio, antiga diretora das Bibliotecas Municipais do Porto e uma das mais prestigiadas bibliotecárias portuguesas.

Todos são vencedores, mas apenas dois de cada ciclo de ensino podem ir à Final Nacional. Assim, os alunos da região do Cávado apurados para a Fase Nacional do CNL são os seguintes (e, em Vila Verde, estamos muito orgulhosos com o 1.º lugar do Jorge Araújo no Ensino Secundário e o 2.º lugar da Maira Fortunato, também da ESVV, no 3.º ciclo):

 

1.º ciclo:

1. Gabriela Xavier Pimenta

Agrupamento de Escolas de Amares

2. Margarida Fernandes Barros

Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (Braga)

 

2.º ciclo

1. Afonso Silva Coelho

Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes (Barcelos)

2. Carolina Maria Caridade Martins

Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (Barcelos)

 

3.º ciclo

1. Celina Marrocos Cantídio

Agrupamento de Escolas D. Maria II (Braga)

2. Maira Jhuli de Jesus Fortunato

Escola Secundária de Vila Verde

 

Ensino Secundário

1. Jorge Manuel Gomes Araújo

Escola Secundária de Vila Verde

2. Francisco Gaspar Henriques de Macedo

Agrupamento de Escolas de Amares

Muitos parabéns a Todos!

 

GALERIA FOTOGRÁFICA