Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA CICLOVIA URBANA - O Município de Vila Verde está na linha da frente no que toca a Investimentos de Fundos Comunitários

Decorreu, esta manhã, na zona de lazer da Ponte Nova, Loureira, o lançamento da 1ª Pedra da Ciclovia Urbana e Sistema de Bicicletas Partilhadas de Vila Verde. O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, o Vogal Executivo do Norte 2020, CCDR-N, Engº Jorge Nunes, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, e o Presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias procederam à simbólica colocação da pedra e posteriormante ao descerramento da lápide. A referida empreitada, que permitirá nesta primeira fase a criação de mais de 7km de ciclovia, pontos de ancoragem e aluguer de bicicletas, terá um valor próximo dos 800 mil euros, sendo financiada a 85% pelo programa operacional Norte 2020.

A cerimónia foi abrilhantada com a presença dos alunos do 4º ano do Centro Escolar de Vila Verde e do Jardim de Infância da Loureira que largaram alguns balões, de forma a embelezar e oficializar a cerimónia e brindaram os presentes com belos momentos musicais. No final da cerimónia, os atletas da Trial Portugal, naturais da Loureira, que são já um dos patrimónios desportivos do Concelho, trouxeram bastante animação, com uma demonstração das suas habilidades, em que os alunos, com bastante alegria, também puderam participar.

Nas suas intervenções aos convidados, o Presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias e o Presidente da Junta de Freguesias de Vila Verde e Barburdo, José Faria, mostraram-se muito satisfeitos com a construção desta ciclovia e teceram largos elogios à forma como o Município tem respondido prontamente às obras que são necessárias nas suas freguesias.

De acordo com o presidente Pedro Dias "Hoje, temos de dar os parabéns a este Executivo , porque afinal, juntos fazemos Vila Verde. A ciclovia urbana e o saneamento básico são uma realidade."

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Luís Faria, afirmou que “quando os diversos intervenientes do poder local unem esforços e têm conhecimento das necessidades das suas populações, à primeira oportunidade, a obra torna-se uma realidade. Hoje estamos aqui a lançar mais uma importante infraestrutura que permitirá elevar a qualidade de vida, não só de todos os Vilaverdenses, mas também dos nossos inúmeros visitantes.”

O Vogal Executivo do Norte 2020, CCDR-N, Engº Jorge Nunes, também proferiu algumas palavras, onde realçou a importância das ciclovias urbanas para a preservação do planeta e para o desenvolvimento dos Concelhos do país e colmatou afirmando que "O Município de Vila Verde está na linha da frente no que toca a Investimentos de Fundos Comunitários."

No seu discurso, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, reconheceu que um dos objetivos futuros é que a ciclovia seja ligada, pelo interior, a Vila Verde e Vila de Prado. “Estamos hoje a lançar uma obra que vem dar resposta à mobilidade crescente de pessoas na zona urbana de Vila Verde, esbater assimetrias e, juntamente com a futura ecovia, vai aproximar o núcleo urbano do rio, propiciando aos Vilaverdenses uma maior fruição das zonas ribeirinha. Este é sem dúvida um equipamento urbano que permitirá alavancar a atratividade do nosso território e dar um grande impulso ao turismo e à economia local.”

O edil Vilaverdense referiu ainda, que "com as inúmeras empreitadas que estamos a lançar por todo o Concelho, tornaremos Vila Verde ainda um concelho mais verde, que traga mais saúde à nossa população, mais lazer e mais convívio, assim como um desenvolvimento económico da nossa terra".

 

GALERIA FOTOGRÁFICA