Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO URBANO DE VILA VERDE - Investimento melhora as áreas e equipamentos de lazer e a circulação pedonal

A Câmara Municipal de Vila Verde tem em curso a concretização de um projeto de requalificação do Centro Urbano de Vila Verde.

Contemplando uma área de intervenção de 2300m2, a obra, que representa um investimento global próximo dos 300 mil euros e conta com financiamento comunitário, envolve uma completa requalificação de uma praça com caraterísticas mais próximas de um jardim urbano.

Esta é uma das áreas com maior carga de utilização, fruto, em grande medida, da sua centralidade em relação á área urbana de Vila Verde, reforçada pela existência de um parque infantil de dimensões generosas e pelas caraterísticas da envolvente.

Os principais objetivos deste projeto passam pela requalificação urbanística desta área, tendo em vista o reforço da sua atratividade, melhorando as condições para a prática de atividades de lazer ao ar livre, promovendo hábitos de vida saudáveis e melhorando também o enquadramento paisagístico da área.

A intervenção envolve a renovação do parque infantil existente, através da substituição dos seus equipamentos e pisos, potenciadora de mais elevados níveis de segurança aplicáveis, nomeadamente baloiços e carrosséis inclusivos, assim como uma peça central inspirada nos Lenços dos Namorados e na cultura Vilaverdense.

Esta obra vai ainda permitir a redefinição e reforço das áreas de circulação pedonal, a manutenção e reforço das infraestruturas de suporte existentes, como rede de iluminação pública, no sentido de melhorar a sustentabilidade da mesma, e de acesso à rede WIFI.

Terá ainda lugar uma reorganização paisagística propiciadora da valorização de toda a envolvente.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “o investimento na regeneração urbana, na perspetiva de elevar os níveis de atratividade dos principais centros urbanos e de, assim, também estimular o comércio tradicional e os serviços, potenciado o crescimento da economia local e do emprego, continua a ser um dos pilares da estratégia de desenvolvimento sustentado do território concelhio”.

O mesmo Edil considera que “a aposta na modernização do concelho, consubstanciada na criação de espaços de lazer cómodos, seguros e apelativos, é de capital importância para oferecer melhores condições de vida aos Vilaverdenses, para cativar visitantes e turistas e, consequentemente, para dinamizar as atividades económicas locais”.

Município de Vila Verde, 14.6.2021