Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais Alterações ao atendimento nos Serviços Municipais

Retornar para página inteira
Voltar

ROTA DAS COLHEITAS - Escariz S. Mamede: Gastronomia, música e artesanato em destaque na 9ª edição dos ‘Sabores da Terra’

Depois da euforia da Festa das Colheitas em Vila Verde, Sabores da Terra é uma das iniciativas do próximo fim de semana que dá continuidade à força da tradição Na Rota das Colheitas. De 13 a 14 de outubro, o largo da Igreja de Escariz S. Mamede é o palco de todas as atenções com várias atividades que prometem um ambiente de festa e de confraternização entre escarizenses e visitantes. Organizada pela Junta da União de Freguesias Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, com a colaboração da paróquia local, a 9ª edição Sabores da Terra apresenta um cartaz tradicional, em que a excelência da gastronomia minhota, a originalidade do artesanato local e os espetáculos musicais de grupos da região marcam uma presença assídua durante os dois dias. Os destaques do evento giram à volta da singular e admirável ornamentação da igreja com produtos da terra (frutos, legumes, sementes…) e o grande encontro de tocadores de concertinas.

Sem esconder a satisfação com o sucesso das edições anteriores, o presidente da Junta da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho frisa que o evento tem crescido ‘a olhos vistos’ e que espera que esta edição siga a mesma linha. “De ano para ano, a festa tem vindo a crescer de forma sustentável e gradual, com mais iniciativas e mais participação do público. Este ano, acredito que continue em força com a ampla participação”, afirma Adelino Machado. O autarca deixa o repto à população em geral para que venha conhecer e desfrutar da iniciativa. “A igreja é apresentada com uma ornamentação exímia, fruto do trabalho e criatividade das pessoas da terra. É o nosso ex-líbris. Além disso, há muita animação durante os dois dias. Portanto, há vários motivos de interesse que fazem valer a pena vir até cá”, refere. Para o Presidente da Junta, os objetivos fundamentais passam poe dinamizar o território e atrair pessoas à freguesia para um fim de semana animado e gerar receitas para as obras na parte interior da igreja paroquial. Já no fim da conversa, Adelino Machado explica a importância de pertencer à Rota das Colheitas: “É por si só um elemento de grande valor. Depois, permite criar sinergias, um maior espectro e, claro, uma maior divulgação”.

 

Um fim de semana com grande dinâmica e animação

A abertura do evento cultural Sabores da Terra realiza-se no próximo sábado, pelas 15h, com um dos aspetos mais atrativos da programação: a decoração da igreja. O espaço religioso é ornamentado de forma com arranjos de produtos agrícolas cultivados pelos agricultores locais. Um trabalho de criatividade e arte que traz ainda mais brilho e beleza ao templo. Pela mesma hora, a tasquinha com petiscos regionais abre portas para quem quiser aconchegar a estômago e deliciar o paladar. Pataniscas, broa e bolo caseiros, pica-no-chão, orelha, rojões, doces caseiros, vinho novo, vinho de maçã e caldo verde são muitas das iguarias que preenchem a tarde de gastronomia, com opções para agradar a todos os ‘gostos, feitios e paladares’. Ao serão, Escariz recebe momentos de animação musical. O Festival Folclórico regressa com as atuações do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede e do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado. A intenção passa por promover e valorizar a cultura da música popular portuguesa e, ao mesmo tempo, gerar um clima de diversão para a plateia. O dia termina com o espetáculo protagonizado pela Escola de Música Banda Musical de Oliveira, de Barcelos, que trará alunos em fase de aprendizagem a fim de demonstrar ao público a perícia musical.

O domingo começa com uma eucaristia para agradecer as colheitas que a terra concedeu. A popular feira das colheitas chega ao recinto pouco tempo depois. Das 10h às 19h, há exposição e venda de vários produtos agrícolas, máquinas agrícolas e artigos de artesanato. Em simultâneo, a tasquinha com petiscos regionais continua a fazer as delícias dos visitantes. Após o almoço, segue-se o Grande Encontro de Tocadores de Concertina (14h30), que promete momentos de imensa folia e convívio até ao pôr do sol. ‘Sabores da Terra – Gastronomia Local’ é uma iniciativa que faz parte da vasta programação da Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, e que pretende projetar o nome da terra e do concelho, enquanto promove a cultura e a tradição.

Municipio de Vila Verde, 10.10.2018